Abrir menu mobile
Períodos nublados

Rolim de Moura - RO

Max: 32 - Min: 18

Períodos nublados

Date e hora atual

10 de Julho de 2025 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

geral

Soltura de Quelônios no Parque Estadual Corumbiara Reflete Avanço na Conservação da Biodiversidade

Parque Estadual Corumbiara, Rondônia – 15 de dezembro de 2024
Fonte: DA ASSESSORIA PARA O ROLNEWS
16/12/2024 19h 08min

Notícia

Soltura de Quelônios no Parque Estadual Corumbiara Reflete Avanço na Conservação da Biodiversidade

Divulgação


Com o objetivo de promover a preservação da espécie Podocnemis expansa no projeto quelônios da Amazônia garantindo a manutenção dos estoques naturais desses animais, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou hoje a soltura de aproximadamente 177.400 mil filhotes de tartarugas no Parque Estadual Corumbiara (PEC), no *município de Pimenteiras*. A ação, gerida pela Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) em parceria com o Programa Áreas Protegida da Amazônia (ARPA), marca o encerramento de mais um ciclo anual do Projeto de Proteção dos Quelônios da Amazônia (PQA).

O projeto teve inicio com as seguintes etapas:

- Ações de Educação ambiental no entorno do PEC;

- Capacitação dos Participantes;

- Biometria e marcação de Fêmeas PQA;

- Monitoramento e Fiscalização Ambiental anterior e posterior a desova;

- Inicio das atividades de coletas (filhotes), instalação dos tanques rede (berçários temporários), PQA;

- Termino das coletas (filhotes), evento de soltura dos filhotes.

PUBLICIDADE

O projeto, implementado no Estado há mais de 12 anos, tem como foco a manutenção dos estoque naturais dos quelônios além da conscientização das comunidades locais sobre a importância da conservação ambiental. Este ano, a iniciativa ampliou suas atividades, monitorando cerca de 80 quilômetros de rios e fortalecendo parcerias estratégicas, o que resultou no aumento do número de filhotes coletados e soltos em relação aos anos anteriores.


*Conscientização ambiental*

A soltura dos quelônios é o resultado de quatro meses de monitoramento intensivo, que abrangeu desde a demarcação de áreas de desova até a incubação assistida dos ovos. Os filhotes são mantidos em berçários próximos à base do Parque Estadual Corumbiara antes de serem soltos em áreas seguras, onde há menor risco de predação.

O trabalho desempenhado pela equipe não apenas garante a sobrevivência das tartarugas, mas também fortalece a relação da população com o meio ambiente.

Além das atividades, a Sedam tem promovido ações de educação ambiental com as comunidades ribeirinhas da região. Durante o período de reprodução das tartarugas, moradores locais participaram de ações sobre como evitar impactos negativos nos ninhos e nos filhotes.

A maior espécie de água doce da América do Sul

As tartarugas monitoradas pelo projeto pertencem à espécie Podocnemis expansa, a maior espécie de quelônio de água doce da América do Sul, que pode atingir um metro de comprimento e pesar até 75 quilos. Durante o período de monitoramento, os filhotes são depositados em tanques por até 30 dias para perderem o odor que atrai predadores, aumentando suas chances de sobrevivência após a soltura.


Com a soltura de hoje, o Projeto de Proteção dos Quelônios da Amazônia segue cumprindo seu papel essencial na preservação de um dos patrimônios naturais mais ricos do Brasil.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

OUTRAS FOTOS

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .