Notícia
A Cooperativa Sicredi Univales, que atua em Rondônia e região noroeste de Mato Grosso, reuniu educadores do programa "A União Faz A Vida" – principal programa de responsabilidade social do Sicredi - em toda a sua área de atuação nos estados de Mato Grosso e Rondônia. Realizado no dia 7 de junho em Vilhena – RO, o encontro contou com aproximadamente 300 professores de 15 municípios onde possui o programa. O evento, que ocorreu no dia 6 de junho, contou com.
Durante o evento, além de realizar uma série de atividades com o objetivo de aprimorar a experiência educacional, foram realizadas duas palestras, uma sobre questões urgentes da violência nas escolas e outra sobre a educação infantil. Além disso, os professores tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e apresentar seu trabalho durante a sessão dedicada à troca de boas práticas.
O principal objetivo do encontro foi reconhecer e valorizar os professores que implementam efetivamente a metodologia do programa, proporcionando um ecossistema de aprendizagem para seus alunos. O programa "A União Faz A Vida", carinhosamente chamado de PUFV, concentra-se principalmente na formação de professores para o aprendizado baseado em projetos. Com a cooperação e a cidadania como princípios fundamentais, o programa visa capacitar os alunos como participantes ativos no processo de construção do conhecimento.
Ao longo do evento, os educadores expressaram entusiasmo e dedicação à missão do programa. A Cooperativa Sicredi, uma grande defensora da educação de qualidade, promove um ambiente que incentiva a inovação e capacita os educadores a oferecerem experiências de aprendizado efetivas.
A professora Raquel Silvia de Paula, afirma que a metodologia do programa permite trabalhar com os estudantes em todos os componentes curriculares de forma lúdica e interdisciplinar. “Quando desenvolvemos um projeto a partir da curiosidade, vivência e interesse dos estudantes, tudo se torna mais prazeroso e o resultado é gratificante”.
Raquel conta que certa vez, dois alunos foram até ela e apresentaram informações que buscaram por conta própria. “Me pegaram de surpresa com informações que eles mesmo buscaram sem eu pedir, e essas informações nem eu sabia. Eram informações a respeito do conteúdo do nosso projeto. Isso fez com que eu comprovasse que o professor não é o detentor do conhecimento e essa metodologia do PUFV, ao meu ver, deixa isso bem claro”, relata a professora.









