Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
geral

Rondônia adere ao programa de previdência complementar garantido pela União

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews
29/03/2016 11h 22min

Notícia

Rondônia adere ao programa de previdência complementar garantido pela União

Rondônia será o primeiro Estado da Região Norte a aderir ao plano de previdência complementar. A adesão ao programa, que valerá apenas para os futuros servidores públicos e pensionistas do Estado, foi o assunto da audiência desta segunda-feira (28), em Brasília, entre o governador Confúcio Moura e o secretário Especial de Previdência Social, Carlos Gabas.

A Fundação dos Servidores Públicos Federais (Funpresp), entidade fechada de previdência complementar, será a gestora do plano que propõe manter o padrão salarial dos servidores públicos aposentados  com os valores equivalentes aos dos servidores da ativa. A medida irá atender todos os servidores do Estado de Rondônia, inclusive do Poder Legislativo, Judiciário e Ministério Público.

De acordo com Carlos Gabas, os modelos que foram constituídos no passado, onde Estados e União arcavam com todo do custo da previdência, tornou-se insustentável. Em 2012, o Governo Federal aderiu a Emenda Constitucional nº 41, na sequência os estados foram aprovando suas leis regionais semelhantes aos critérios adotado pela União. O Instituto de Previdência de Rondônia (Iperon) teve sua lei aprovada em 2013.

Para Gabas, o Governo Federal já fez a sua parte, agora é a vez dos estados adotarem o programa onde o serviço público se responsabiliza até o teto do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), que atualmente é de R$ 5.189,82 (cinco mil cento e oitenta e nove reais e oitenta e dois centavos). Os servidores que quiserem se aposentar acima do teto terão que contribuir com a previdência complementar.

PUBLICIDADE

Na audiência, ficou definido que Rondônia será o primeiro Estado do Norte e Nordeste a entrar no sistema nacional, e a situação dos atuais servidores fica como está, apenas os novatos entrarão no modelo de previdência complementar. “Eles vão entrar sabendo que vão colocar seu dinheiro em um fundo de confiança, garantido pelo governo federal que é um complemento”, explicou Confúcio.

Para o governador Confúcio Moura, o servidor que pretender receber um salário integral em sua aposentadoria, terá que pagar durante sua vida ativa a previdência complementar, mas segundo ele essa previdência é opcional, o servidor é quem irá decidir o melhor caminho a ser tomado. “Nesse regime complementar os servidores terão duas aposentadorias. É uma questão de escolhas”, asseverou.

Esse critério valerá apenas para aqueles que ainda foram aprovados em concurso, garantiu Confúcio Moura. “Os próximos aprovados em concursos no Estado, como os novos policiais militares, procuradores, juízes, defensores públicos, enfim, todos os servidores a partir dessa nova legislação, no momento que ingressarem como servidores públicos poderão ter a opção de aderir ou não ao modelo de previdência complementar”, concluiu.

Participaram ainda da audiência o diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público (DRPSP), Narlon Gutierre,  e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .