Abrir menu mobile
Períodos nublados

Rolim de Moura - RO

Max: 36 - Min: 21

Períodos nublados

Date e hora atual

24 de Julho de 2026 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

geral

Registrados pelo menos 100 casos da doença mão-pé-boca em Rolim de Moura

Divisão de Epidemiologia fará campanha nas escolas para alertar população

Fonte: DORLI SCHIMER/ASSESSORIA
25/04/2019 13h 47min

Notícia

Registrados pelo menos 100 casos da doença mão-pé-boca em Rolim de Moura

Registrados pelo menos 100 casos da doença mão-pé-boca em Rolim de Moura

Divisão de Epidemiologia fará campanha nas escolas para alertar população

A diretora da divisão de epidemiologia da secretaria municipal de saúde de Rolim de Moura, Enfermeira Janaína Teodoro Travassos Loose, informou que foram registrados vários casos da doença mão-pé-boca. É uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca.

A diretora disse que pelo menos 100 casos foram registrados em crianças, porém em Rolim de Moura também foram registrados casos em adulto.

PUBLICIDADE

Ela explicou que na próxima semana em parceria com a vigilância sanitária, haverá uma campanha nas creches e escolas do município para conscientizar os profissionais e alunos sobre as formas de prevenção da doença para evitar uma epidemia na cidade.

São sinais característicos da doença: febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento, na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas em várias partes do corpo, mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarréia e por causa da dor, surge dificuldade para engolir e muita salivação.

A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.

Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .