Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

geral

OAB oficializa novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff

Fonte: Do Rolnews
28/03/2016 20h 28min

Notícia

OAB oficializa novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou, na tarde desta segunda-feira (28), em Brasília, o pedido de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados (confira aqui a íntegra da petição). O documento foi assinado pelo presidente da entidade, presidentes seccionais e conselheiros federais. O presidente da Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, subscreveu a petição e participou da entrega.

“O Conselho Federal da OAB, a partir de uma ampla consulta com as 27 Seccionais da Ordem em todo o país, se debruçou sobre elementos técnicos. Tivemos reunião de mais de 10 horas e, a partir dessa decisão, ajuizamos nesta tarde o pedido de impedimento”, disse o presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, na Câmara.

A petição da OAB levou em consideração infrações político-administrativas cometidas por Dilma Rousseff que ensejam crimes de responsabilidade. Segundo a entidade, há indícios de violação à Lei Orçamentária e de Responsabilidade Fiscal; tentativa obstrução à Justiça por meio da indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um cargo de ministro, mudando o foro de suas investigações para o STF; e fatos relatados na delação do senador Delcídio do Amaral como a escolha de ministros para tribunais superiores para mudar o curso de processos.

PUBLICIDADE

“Entramos com a petição de instauração de processo de impeachment para, em momento oportuno para, diante do estabelecimento do contraditório e da ampla defesa, possa a presidente da República se defender dos indícios. A nação brasileira merece o restabelecimento dessas verdades”, comentou Andrey Cavalcante, ao participar da entrega da petição.

O Conselho Federal da Ordem aprovou, por 26 votos a 2, posicionamento favorável ao afastamento de Dilma do cargo, em sessão extraordinária realizada no último dia 18 de março. Em Rondônia, o mesmo entendimento foi aprovado no dia anterior. “A sociedade precisa entender de forma clara que a categoria não está dividida. A Ordem teve decisão nacional, que passou por todos os Estados. A decisão é absolutamente técnica e democrática”, ressaltou Lamachia.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .