Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA
geral

Livro da Embrapa traça panorama completo da banana

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews
24/03/2016 11h 52min

Notícia

Livro da Embrapa traça panorama completo da banana

A banana é a fruta mais consumida no mundo e o alimento básico de milhões de pessoas nos trópicos, e a bananicultura é uma das atividades de grande importância econômica e social do agronegócio mundial e brasileiro. Pensando no potencial dessa cultura e na necessidade de reunir em um só volume informações detalhadas sobre o tema, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) acabam de publicar O agronegócio da banana.         

O livro é dividido em 23 capítulos, elaborados por pesquisadores com larga experiência na cultura da banana, os quais abordam desde filogenia, história, germoplasma de Musa, melhoramento genético, cultivares, até produção de mudas, irrigação, doenças, colheita, entre outros aspectos. Ao apresentar um panorama completo da cultura, além de ilustrações, gráficos e fotografias, a publicação busca atender a públicos distintos, como cientistas, agricultores, estudantes, extensionistas, professores e todos aqueles que estejam direta ou indiretamente envolvidos na cadeia produtiva da fruta. 

A publicação tem como editores técnicos Cláudia Ferreira Fortes, Sebastião de Oliveira e Silva, Edson Perito Amorim e Janay Almeida dos Santos-Serejo, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Para Cláudia, "o objetivo foi produzir um livro inovador, com informações úteis para o desenvolvimento e o sucesso da atividade agrícola." Outro aspecto que observa são as novas demandas do mercado mundial, traduzidas principalmente pela necessidade de alimentos seguros, em sistemas de produção sustentáveis, baseados na utilização de boas práticas agrícolas e de fabricação, que ofereçam garantia de rastreabilidade. Temas também contemplados neste trabalho.

PUBLICIDADE

Homenagem – Os editores destacam que grande parte do conteúdo do livro é fruto dos conhecimentos que o cientista Kenneth Shepherd (1927-2001) deixou como legado à equipe da Embrapa Mandioca e Fruticultura. O britânico foi um grande apaixonado pela cultura da banana e durante sua permanência na Embrapa (1981-1996), como consultor, implantou o programa de melhoramento genético da bananeira e exerceu efetiva liderança entre jovens pesquisadores, pessoal de apoio e estudantes (alguns dos quais hoje pesquisadores da Empresa).

O livro O agronegócio da banana está disponível para venda na Livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria), por R$ 70,00, a preço promocional, com 30% de desconto. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (61) 3448-4236 ou Fax (61) 3448-2494.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .