Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
geral

Dois casos de Chikungunya são registrados em Rolim de Moura

O segundo caso confirmado é de uma criança.
Fonte: Do Rolnews
12/03/2016 00h 33min

Notícia

Dois casos de Chikungunya são registrados em Rolim de Moura

As notificações chegaram nesta sexta-feira, 11, para a Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura. O primeiro caso de Chikungunya chegou pela manhã e foi confirmado pela coordenação estadual de saúde, o segundo foi registrado no início da tarde. Estes são os primeiros casos confirmados na cidade e da região. Em janeiro, houve registros de Zika Virus em Alto Alegre e Alta floresta.

De acordo com Paulo Messias, Coordenador do setor de Epidemiologia da SEMUSA, o primeiro caso registrado pela manhã não consta no sistema da secretaria porque foi notificado em Alta Floresta, porém o paciente é de Rolim de Moura.

“Hoje pela manhã a coordenação estadual da saúde informou para nós que tinha um caso positivo de Rolim, esse caso ainda não está em nosso sistema porque foi notificado em Alta Floresta, provavelmente na segunda-feira, 14, estará disponível para nós. O segundo caso é de uma criança que fez os exames em um laboratório particular”, destaca ao Rolnews.

Os exames laboratoriais para identificar o vírus são feitos em Porto Velho, no Laboratório Central de Saúde Pública, os resultados saem no prazo de sete dias. Na região, pessoas com suspeitas de Chikungunya, Zika Virus e Dengue, dão entrada nos hospitais diariamente.

Sintomas de cada doença

A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores no corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Dengue

PUBLICIDADE

O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Chikungunya

Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika

Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

“É importante que a pessoa procure o hospital mais próximo se chegar a apresentar um destes sintomas, outra dica importante é a prevenção. Procure sempre checar o quintal, ver se não tem água parada. O uso do repelente também ajuda muito, principalmente para as mulheres gestantes”, finaliza Messias.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .