Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Dia de Campo: Café clonal é destaque na economia alto-alegrense

Cerca de 500 pessoas participaram da iniciativa.

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews

18/04/2016 18h 16min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Dia de Campo: Café clonal é destaque na economia alto-alegrense

Com o tema: “Qualidade e produtividade do café Clonal”, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveu, no último sábado, 16 de abril, o Dia de Campo em parceria com a Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis. As atividades com o intuito de aprimorar e atualizar os conhecimentos dos produtores rurais em torno do Café clonal foi realizado na Lina P.34 km 1,5, na propriedade do Sr. Marcelo Braun, também produtor de café no município.

O Dia de Campo teve como objetivo manter o produtor informado sobre as técnicas de manejo, levando informações e conhecimentos, com orientações sobre gestão de atividade cafeeira, bem como planejamento no cultivo do café e demais assuntos relacionados ao campo para um bom plantio e lucro certo com o cultivo.

O ciclo de palestras iniciou com uma apresentação do Técnico agrícola Alexandre Barszcz sobre as vocações agrícolas do município de Alto Alegre dos Parecis, estando entre elas, a fruticultura, piscicultura, horticultura, produção de pimentas e tomates, e a maior delas o Café.

Já o analista da Embrapa-RO, João Maria Diocleciano palestrou sobre desbarramento e indução de poda do café, enfatizando que tudo começa no momento do plantio quando é escolhida a área para o café. Em seguida vem variedade e qualidade da muda, que é muito importante. A partir daí, é calculado o espaçamento para o plantio das mudas e a utilização da tecnologia para se obter qualidade no produto final.

Na ocasião, o professor de Ciências Agrárias da UNIR, Jairo Rafael Machado Dias, destacou a importância das técnicas iniciais de cultivo do café para resultar na produção de cafés de qualidade. O especialista abordou temas como o preparo do solo e da nutrição da lavoura no momento da planta e também durante o período de produção,

O prefeito Obadias Braz Odorico acompanhou o Dia de Campo e reconheceu a importância da atividade cafeeira para o município e elogiou o empenho dos produtores para aumentar a produção. “É o momento para buscar o conhecimento e fico satisfeito em ver que muitos agricultores estão participando dessas atividades que só acrescenta valores ao nosso mercado de café”, afirmou.

Entre as autoridades presentes, o Deputado “Só na Bença”, Juraci Barbosa, um representante da Deputada Glaucione, empresários, representantes da SEAGRI, EMATER, EMBRAPA, SEBRAE e IDARON, personalidades politicas de cidades vizinhas e os vereadores do município também assistiram a rodada de palestras.

O secretário de Agricultura, Dionísio Pereira, afirma que cafeicultura é a principal fonte da economia no município, principalmente para a agricultura familiar. “No encontro buscamos levar mais conhecimentos técnicos aos produtores e familiares”.

Somando mais um trabalho da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) que atende centenas de produtores rurais, em que oferece assessoria e consultoria técnica em todos os setores da agricultura, com a finalidade de melhorar a produtividade no dia a dia do campo.

Ao fim foi demostrado o trabalho de uma recolhedora de café, modelo PA-RECONIFLEX em campo, onde os produtores puderam ver e avaliar o trabalho da máquina na lavoura, onde o café colhido é espalhado em lonas nas ruas dos cafezais e o motor hidráulico recolhe a lona juntamente com o café, ramos e folhas e faz a limpeza do café por meio de três processos, batedor, exaustor e ventilador.

Texto: Edinaura Hell

Foto: Elizeu Figueiredo

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE GERAL

CONTEÚDOS DIVERSOS