Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Cooperação entre estados membros de consórcio já traz benefícios para a educação de Rondônia, avalia Confúcio Moura

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews

20/04/2016 17h 42min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Cooperação entre estados membros de consórcio já traz benefícios para a educação de Rondônia, avalia Confúcio Moura

A formalização do Consórcio Brasil Central como instrumento inovador da  política nacional já apresenta benefícios, avaliou o governador de Rondônia, Confúcio Moura, ao participar, nessa terça-feira (19),  de reunião do colegiado interestadual, em Cuiabá.

Como prova de que a troca de experiências é positiva, o governador citou o ensino a distância com mediação tecnológica e a concepção de modernosoftware para melhorar a gestão na previdência social.

A cooperação, segundo Confúcio, é outro mecanismo que torna o consórcio vantajoso para os participantes. Um exemplo é a aquisição de fertilizantes. O produto, que era comprado do Paraná, agora virá do Mato Grosso.

O consórcio que agrupa, além de Rondônia, os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, debateu temas comuns relacionados ao turismo, educação, inovação tecnológica, desenvolvimento econômico frente ao momento atual do País e difusão dos modelos de sucesso para serem replicados entre os parceiros.

Segundo Confúcio Moura, ao quebrar barreiras legislativas e estabelecer igualdade, os estados provam, através do consórcio, que é possível uma federação colaborativa e que promova inovações positivas na forma de gerir as unidades.

Otimista em relação a esse modelo federativo, o governador de Rondônia diz que este é um caminho para contrapor ao formato tradicional, que está exaurido.

A reunião dos governadores em Cuiabá foi precedida pelo encontro de secretários estaduais de Educação, que teve por objetivo, entre outros assuntos, debater o programa de Tutoria Pedagógica, desenvolvido pela Fundação Itaú Social. Os estados se comprometeram em elaboração, com base neste exemplo, plano para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos.

O consórcio Brasil Central tem sede em Brasília e tem como meta a promoção do desenvolvimento dos estados envolvidos a partir da cooperação política, técnica, programática e financeira, além de promover e incentivar iniciativas inovadoras para melhoria da gestão pública, eficiência administrativa e eficácia das políticas públicas em diversas áreas.

Além de Confúcio, participaram da reunião, os governadores Pedro Taques (MT), Marconi Perillo (GO), Rodrigo Rollemberg (DF), Marcelo Miranda (TO) e Reinaldo Azambuja (MS). O próximo encontro será realizado em Tocantins.

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA

CONTEÚDOS DIVERSOS