Notícia
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) está realizando, por mês, uma média 600 exames de zika, dengue e chikungunya, em amostras coletadas pelos 52 municípios, com resultado em até sete dias.
As prioridades do Lacen definidas pelo Comitê Estadual de Combate ao Aedes Aegypti e Enfrentamento da Microcefalia são para exames nas amostras de gestantes, pacientes com comorbidade (aqueles considerados graves e que apresentam duas patologias) e crianças abaixo de cinco anos.
Conforme explicou o farmacêutico e bioquímico Eduardo Honda, todos os resultados são retirados na própria unidade de saúde dos municípios de residência dos pacientes. “Ninguém precisa vir no Lacen fazer exames e nem atrás de resultados. Não fazemos coleta para nenhum tipo de exame”, acrescentou Honda.