Notícia
No último dia 19 de agosto em Porto Velho-RO, 03 (três) alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Cacoal, dentre 07 (sete) alunos classificados pelo Estado de Rondônia entre 111.287 (cento e onze mil, duzentos e oitenta e sete) inscritos participaram da Fase II da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR.
A Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – CNPq, UNICAMP, UNESP, UFSCAR, FEI, SESI – SP, que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
De acordo com o Diretor Geral do IFRO Campus Cacoal Prof. Davys Sleman de Negreiros “o destaque dos nossos alunos na OBR, é resultado de uma soma de esforços: da qualidade dos professores (mestres e doutores), dedicação dos alunos, o apoio dos familiares e dos investimentos do Campus nesse campo do conhecimento, por acreditar que a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia”.








