Notícia
Atualmente, 43 pessoas estão na lista de espera por um transplante de órgãos em Rondônia e todos eles precisam de um rim. Os dados são do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), atualizado esta semana.
A dona Vera Lúcia é aposentada e tem 66 anos. Desde 2017, a mulher realiza o tratamento de diálise e espera por uma doação e mantém a esperança de um dia encontrar um doador compatível.
“Já faz seis anos que eu faço hemodiálise na esperança de que um dia isso possa terminar. Fazer transplante, ir pra casa, que a gente fica separado da família… é muito difícil”, comentou.

Dona Vera Lúcia — Foto: Jemima Quéren/Rede Amazônica
A dona Ione, de 53 anos, também aguarda um transplante. Há mais de 30 anos ela faz tratamento de diálise e já chegou a conseguir dois dólares, mas, infelizmente, o transplante não foi possível por falta de compatibilidade.
“Eu até fui chamada duas vezes mas aí nos exames finais acontecia sempre alguma coisa que não deu certo. Infelizmente pra mim não chegou. Para quem tem essa sorte de ganhar um rim é uma benção”, lamenta.








