Notícia
A Consultoria Técnica da Pecuária Leiteira (Consultec), desenvolvida pelo governo de Rondônia e executada pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), tem transformado a realidade de mais de 220 produtores rurais na região da Zona da Mata. Por meio da implantação de um novo modelo de gestão na produção leiteira, a iniciativa promove avanços significativos na eficiência do rebanho.
Na quinta-feira (27), o produtor Fábio Cardoso Pinto, da Linha 192 Km 11,5, no município de Rolim de Moura, recebeu a visita da equipe técnica da Emater para atendimento ao seu rebanho. Entre os projetos executados pela Emater-RO, destaca-se o “Rufião Móvel”, que tem proporcionado resultados expressivos por meio da realização de exames clínicos nas matrizes leiteiras. O objetivo é reduzir o intervalo entre partos e, assim, aumentar a eficiência reprodutiva dos animais, garantindo mais produtividade aos criadores.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento da cadeia leiteira é prioridade na política de desenvolvimento rural de Rondônia. “A produção de leite é uma das grandes forças do nosso estado, especialmente para os pequenos e médios produtores. Por isso, o governo tem investido em programas que levam tecnologia, assistência técnica e inovação ao campo. Projetos como o Rufião Móvel mostram nosso compromisso com quem trabalha de sol a sol, garantindo mais produtividade, renda e dignidade às famílias rurais”, salientou.
PECUÁRIA PRODUTIVA
De acordo com o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, a iniciativa representa o engajamento do governo do estado com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento da pecuária leiteira. “O Rufião Móvel é um exemplo claro de como a tecnologia e assistência técnica de qualidade podem caminhar juntas para transformar o campo. Nosso trabalho é levar conhecimento, inovação e apoio direto ao produtor, promovendo uma pecuária mais produtiva e sustentável. Esse é o papel da Emater: estar presente, ouvir, orientar e contribuir para o crescimento da nossa gente do campo”, afirmou.