Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Maurão diz que Assembleia está empenhada em defender produtores contra suposto cartel da carne

Presidente assegurou que deputados estão engajados em defesa da valorização do rebanho rondoniense.

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews

08/02/2016 16h 49min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Maurão diz que Assembleia está empenhada em defender produtores contra suposto cartel da carne

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), concedeu entrevista no último sábado (6) ao jornalista Sóstenes Silva, no programa A Hora da Verdade, na rádio Meridional, em Pimenta Bueno, transmitida em cadeia para cerca de 80% dos municípios de Rondônia.

Acompanhado do deputado estadual Cleiton Roque (PSB), do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ezequiel Neiva, e do prefeito Jean Mendonça (PTB), o deputado fez uma espécie de balanço das atividades desenvolvidas pelo parlamento estadual e dos projetos que devem ser debatidos neste ano.

Ao abrir a entrevista, o tema abordado foi a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar a formação de um suposto cartel no setor frigorífico, que está sufocando aos criadores, com o baixo preço da arroba do boi.

“Discutimos com os criadores de Vilhena a Porto Velho, e a reclamação é uma só: o baixo preço na arroba do boi. Os grandes e principalmente os pequenos, estão sofrendo com uma manipulação de preços absurda, fruto de uma pratica de cartel, capitaneado pelo grupo JBS Friboi”, disse.

Maurão mostrou ainda que, mesmo com o preço da arroba em queda, a carne nos mercados e frigoríficos não diminuiu de preços aos consumidores. “Ou seja, o criador perde, a população paga caro e somente os frigoríficos ganham. E ganham muito”.

O presidente informou que, durante os encontros entre pecuaristas, a proposta de assegurar um preço mínimo na arroba do boi, entre 90% a 95%, da média de preço praticado em São Paulo, pelos frigoríficos de Rondônia com incentivos fiscais, foi uma das mais aceitas.


Energia elétrica

Outro tema abordado foi a tarifa de energia elétrica cobrada em Rondônia. “Geramos energia para o Brasil e pagamos o mesmo preço de outras regiões, que não produzem energia. Temos que ter uma tarifa diferenciada e a Assembleia já firmou compromisso de não autorizar nenhuma nova usina, se isso não for revisto”, detalhou.

Maurão achou positiva a redução no acréscimo da bandeira tarifária, da vermelha para a amarela. “É um avanço, mas queremos que Rondônia pratique a tarifa verde, sem nenhum acréscimo”.

Cleiton Roque destacou que Rondônia vive um momento econômico diferente do restante do país. “Temos a força de trabalho do nosso povo, mas também o trabalho do Governo e a parceria harmoniosa com a Assembleia Legislativa. Se há uma instabilidade política, o setor administrativo sofre e há um efeito negativo em cascata”.

Já Ezequiel afirmou que tem recebido apoio dos deputados estaduais nas ações que têm definido, sob a determinação do governador Confúcio Moura (PMDB). “Temos muito trabalho a fazer, pois garantir as estradas em boas condições é uma prioridade. Vamos seguir atuando em parceria com o Legislativo e as prefeituras, para que nossas ações atendam ao cidadão”.

O prefeito agradeceu pelo apoio que tem recebidos dos deputados e do DER. “Pimenta recebeu emendas e recursos que estão fazendo a diferença na melhoria da nossa cidade”.

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA