Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Golpe: Após clonagem de WhatsApp, bandidos pedem dinheiro em nome de ex-prefeito

Fonte: Conexão Rondônia, com informações de Tecnologia - iG

01/05/2019 10h 50min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Golpe: Após clonagem de WhatsApp, bandidos pedem dinheiro em nome de ex-prefeito

No Brasil, pelo menos cinco mil pessoas já foram afetadas por um novo golpe virtual: a clonagem de números de WhatsApp. De acordo com as autoridades policiais, após copiarem o número do aplicativo, os criminosos, em muitos casos, passam a pedir dinheiro emprestado para amigos e parentes da vítima.

Em Rondônia, o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, foi uma das vítimas do golpe. Na última segunda-feira (29), ele teve o WhatsApp clonado após clicar em mensagem de SMS que sugeria a atualização do aplicativo.

Para convencer as pessoas, os bandidos alegam que precisam do recurso para uma necessidade urgente, como doença e acidente. Comovida pela situação, a pessoa acaba transferindo a quantidade pedida para a conta bancária apresentada pelos criminosos.

“Após inserir o código que me enviaram meu WhatsApp parou de funcionar, mas eu pensei que era algum problema no aplicativo”, explica.

Em alguns casos investigados, o celular das vítimas perde o sinal e o WhatsApp deixa de funcionar.

“Só descobri que tinha caído no golpe quando meu filho me procurou e perguntou se eu estava pedindo dinheiro emprestado mesmo pelo WhatApp, tendo em vista, que tinha lhe pedido R$900”, conta.

Ainda de acordo com Jesualdo, mais pessoas lhe procuraram para saber se realmente estava precisando de ajuda financeira. “Em seguida meu filho ensinou –me a habilitar o aplicativo de forma segura. Também alertei os meus amigos e seguidores a não transferir dinheiro para mim, pois meu WhatsApp estava clonado”, esclarece.

Os investigadores informam que um dos métodos de evitar esse tipo de crime é habilitando a verificação em duas etapas do WhatsApp . Com esse recurso, qualquer tentativa de registrar o número no aplicativo de mensagens vem acompanhado de um PIN que o usuário desse número configurou.

- Pessoal clonaram meu WhatsApp e estão pedindo p depositar. É um golpe. Estou tentando ver o que faço. Não depositem nada e compartilhem, por favor, esta mensagem!!! – Essa foi um dos posts de alerta publicado pelo ex-prefeito nas redes sociais.

“As pessoas devem ficam atentas porque esses tipos de golpes estão ocorrendo com bastante frequência no país e, muitas vezes as vítimas acabam tendo que arcar com prejuízos significantes”, alerta.

MAIS NOTÍCIAS DE TECNOLOGIA