Abrir menu mobile
Períodos nublados com chuva fraca

Rolim de Moura - RO

Max: 33 - Min: 22

Períodos nublados com chuva fraca

Date e hora atual

18 de Maio de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 79438 - PROGRAMA VENCER - MAIO - INTERNA GOV 79591 - DENGUE - MAIO - INTERNA
cultura

Entenda como a imagem de Tiradentes foi associada à de Jesus Cristo

Fonte: Por Thaís Leocádio, TV Globo — Belo Horizonte
21/04/2024 13h 23min

Notícia

Entenda como a imagem de Tiradentes foi associada à de Jesus Cristo

(foto: Créditos: arquivo histórico)


Tiradentes foi levado à forca careca e sem barba. Uma imagem diferente das ilustrações que estampam os livros de história e das estátuas dedicadas a ele. O feriado de 21 de abril, que neste ano caiu no domingo, marca a morte do símbolo da Inconfidência Mineira.

Joaquim José da Silva Xavier foi herói, mas não santo. Para além do mártir, Tiradentes era tagarela, namorador, teimoso, corajoso, apaixonado por livros e defensor do conhecimento. Um homem comum, que talvez até tenha sido traído pela mulher.
 
Além de dentista ("tira dentes"), ele teve outras profissões, como minerador, comerciante e alferes. Sobre a aparência física, no entanto, quase não há relatos da época.

"Um herói sem rosto. Sem qualquer registro ou retrato verídico, artistas e escritores criaram suas próprias versões de como ele poderia ser", explicou o historiador André Figueiredo Rodrigues, professor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
 
Com essa lacuna, ao longo da história, a imagem de Tiradentes foi associada à figura de Jesus Cristo. Era preciso transformar o homem em mito e torná-lo conhecido. Segundo Rodrigues, no final do século XIX, Angelo Agostini recebeu a missão de desenhar o alferes.

"Até aquele momento, Tiradentes não havia sido representado visualmente. E, para se tornar um personagem respeitado, era fundamental que visualmente ele apresentasse barba e bigode. Para atender a esses requisitos, Agostini estudou Tiradentes, cuja representação na época ganhava contornos religiosos, e se baseou na pintura 'Cristo carregando a cruz', de Antoon van Dyck", explicou.

O movimento do qual Tiradentes fazia parte era anticolonialista e queria a instalação da República. Os mineiros planejavam o fim da dominação portuguesa sobre o Brasil.
Joaquim Xavier foi enforcado no Rio de Janeiro, em 1792, por traição à coroa, quando tinha 45 anos. Esquartejado, teve as partes do corpo expostas em diferentes locais públicos de Vila Rica, atual Ouro Preto. A República só foi proclamada no Brasil em 1889.

Entenda como a imagem de Tiradentes foi associada à de Jesus Cristo

"Desde a segunda metade do século XIX, mais precisamente após a proclamação da República, os aspectos de um Tiradentes passivo e humilde foram recuperados e ganharam destaques nas artes e na literatura", relatou Borges, que é autor de um livro sobre a construção da representação do inconfidente.

PUBLICIDADE

Cristo na multidão
 
Os freis José Carlos de Jesus Maria do Desterro e Raimundo da Anunciação Penaforte estiveram ao lado do militar em seus últimos dias de vida. Os relatos da documentação oficial vinham carregados da religiosidade desses homens, resultando em uma crescente associação de Tiradentes a Jesus.
Entre os exemplos citados por Borges estão uma peça do poeta Castro Alves ("Ei-lo, o gigante da praça /O Cristo da multidão"), encenada em 1867, e um artigo de Luiz Gama, de 1882, em que o autor traçou um paralelo entre a forca de Tiradentes e a cruz de Jesus.

Destacar a humanidade de Tiradentes não tira a importância que ele teve para a história do país, nem a firmeza de seu caráter. Segundo o historiador, nos três anos em que esteve na prisão, o militar foi submetido a onze depoimentos. Em nenhum deles acusou qualquer companheiro, assumindo sozinho a culpa pela revolta.

"Tiradentes foi um homem comum como vários outros que viveram no Brasil colonial. Ele buscou, como tantos outros, enriquecer e manter um importante patrimônio que o fizesse viver bem e com status", definiu o historiador.

Por que dia 21 de abril é feriado?
 
O dia 21 de abril é feriado em todo o país desde 1890, homenageando o herói nacional. O Decreto nº 155-B foi publicado em janeiro daquele ano. Ele foi declarado patrono cívico da nação brasileira no dia 9 de dezembro de 1965, com a Lei de nº 4.897, no governo de Castello Branco.
 
O texto diz que a homenagem a ele pretende destacar que a condenação de Tiradentes não deve manchar a memória dele, que é "reconhecida e proclamada oficialmente pelos seus concidadãos, como o mais alto título de glorificação do nosso maior compatriota de todos os tempos".

 Entenda como a imagem de Tiradentes foi associada à de Jesus Cristo


 

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

ROLIM NET NOTÍCIAS LER
Ícone da categoria Cultura

Outras Notícias - Cultura

As principais notícias da categoria Cultura

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .