Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 29 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

13 de Maio de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 79438 - PROGRAMA VENCER - MAIO - INTERNA GOV 79591 - DENGUE - MAIO - INTERNA GOV 79438 - RURAL SHOW - MAIO - INTERNA
geral

Cota do Madeira próxima do seu nível de alerta

Além de helicóptero, o plano prevê a utilização de 20 voadeiras e 500 barracas.
Fonte: Do Diário da Amazônia
26/01/2016 11h 59min

Notícia

Cota do Madeira próxima do seu nível de alerta

O nível do rio Madeira chegou ontem a atingir a cota de 11,47 metros, uma elevação de 20 centímetros acima do nível registrado no último domingo, quando a cota ficou em 11,27 metros.

Com o nível do rio subindo em média de 15 a 20 centímetros ao dia, a expectativa é de que em pouco tempo a cota do rio chegue ao nível de alerta que é de 14 metros.

Mas ao contrário de 2014, quando foi pego de surpresa, neste ano a Prefeitura de Porto Velho montou seu planejamento com antecedência e na última terça-feira, 19, a Defesa Civil apresentou o plano de contingência do município.

Em caso de uma enchente igual ao em proporções maiores do que a ocorrida há dois anos, o município e os parceiros terão de dispor de recursos materiais consideráveis para atendimento e remoção das famílias atingidas. O Plano de Contingência prevê até mesmo a utilização de um helicóptero para agilizar essas ações.

Além da aeronave, o projeto prevê a utilização de 20 voadeiras, 500 barracas, 300 mil litros de óleo diesel, sete geradores de energia, dez caminhões baú, quatro balsas, 15 barcos e três mini carregadeiras, além de água mineral, cestas básicas, colchões e 100 mil litros de gasolina.

Na fase de elaboração do plano, a Defesa Civil chegou a mapear pelo menos 12 áreas de risco desde a região de Abunã, no Alto Madeira, até o distrito de Demarcação, na região do Baixo Madeira. Caso a cota ultrapasse os 14 metros, haverá a necessidade de remover famílias. Na enchente de 2014 – a maior da história de Porto Velho -, quando o nível do rio chegou à marca de 19,74 metros, três distritos do eixo da BR-364 e quatro da região ribeirinha do Madeira foram atingidos, afetando cerda de 30 mil pessoas. Mais de duas mil famílias ficaram desabrigadas aproximadamente sete mil foram desalojadas.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .