Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

WhatsApp fora do ar: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a instabilidade

Fonte: DO G1

04/10/2021 16h 54min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
WhatsApp fora do ar: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a instabilidade

WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar na tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook.

A empresa assumiu que o problema é global e, por volta das 13h30, afirmou que ainda investigava o que causou a falha, para poder solucioná-la.

A principal hipótese e que se trate de um erro de DNS, que é como um GPS ou

"agenda de contatos" responsável por levar os internautas às páginas.
Antes de Mark Zuckerberg, o primeiro executivo da empresa a se pronunciar foi Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook.

"Sinceras desculpas a todos os afetados por interrupções nos serviços do Facebook no momento. Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível", disse.

Quando WhatsApp, Facebook e Instagram caíram?

 

Página do Instagram fora do ar na segunda-feira (04). — Foto: Reprodução

Página do Instagram fora do ar na segunda-feira (04). — Foto: Reprodução

 

Por volta das 12h50 desta segunda, o termo "WhatsApp" tornou-se o primeiro nos Trending Topics (os assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, passou a ser o segundo mais comentado – o serviço também registrou reclamações de usuários (leia mais abaixo).

Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil; para o Facebook, 5 mil.

O que dizem as redes?

 

O executivo Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, disse que a empresa enfrenta um "problema de rede", sem dar mais detalhes.

Ao g1, o Facebook informou que abriu investigação para apurar o motivo da instabilidade.

 

No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível".

 

 

No perfil do Instagram no Twitter, foi publicado um post que diz: "O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso".

 

 

Qual a reação dos internautas?

 

A instabilidade rendeu reclamações, memes e reações no Twitter (veja mais no vídeo abaixo).

Até a última atualização desta reportagem, Mark Zuckerberg, que é o dono do Facebook, não havia se pronunciado sobre a instabilidade nos serviços.

 

 

Entre no grupo do whatsapp Clique aqui para entrar no grupo do Rolnews no Whatsapp.

MAIS NOTÍCIAS DE TECNOLOGIA

CONTEÚDOS DIVERSOS