Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA
geral

Vitrine Tecnológica apresenta técnica de vergamento de café que pode aumentar até cinco vezes a produtividade da planta

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews
10/05/2016 20h 25min

Notícia

Vitrine Tecnológica apresenta técnica de vergamento de café que pode aumentar até cinco vezes a produtividade da planta

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai apresentar a técnica do vergamento do café aos produtores rondonienses de 25 a 28 de maio durante a 5ª Rondônia Rural Show, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. O modelo a ser demonstrado poderá aumentar a produtividade do grão em até 5 vezes.

Apesar de o vergamento já ocorrer em lavouras cafeeiras na região Sudeste do País, os produtores rondonienses terão a oportunidade de conhecer o sistema in loco nos canteiros da Embrapa na Vitrine Tecnológica da Rondônia Rural Show.

“A técnica objetiva a indução de mais brotos quando a planta ainda está em fase de desenvolvimento”, afirma o analista da Embrapa, o engenheiro agrônomo João Maria Diocleciano, detalhando que a planta ganha novas hastes e, com isso, produzindo mais grãos ao ponto de quintuplicar a produção por cada pé.

O vergamento se dá pelo curvamento da planta em direção ao solo. Nesse processo o pé do café deverá ser preso por um gancho de arame deixando o tronco principal livre para o nascimento de novos brotos. A planta deve ser flexionada sempre no sentido leste-oeste observando o espaçamento entre cada uma. Em média nascem de três a cinco hastes que formarão o novo pé do café, segundo o analista da Embrapa. Após a formação da árvore, o tronco que foi curvado deverá ser cortado.

PUBLICIDADE

O sistema não interfere na qualidade do grão, porém a planta vai exigir mais insumos, como os adubos orgânicos e/ou fertilizantes industriais. No canteiro demonstrativo da Embrapa, os pés de cafés contam com apoio natural de outras plantas como a crotalária no controle de insetos e do milheto na cobertura do solo.

RONDÔNIA RURAL SHOW

A Rondônia Rural Show foi implantada em Ji-Paraná em 2012 com o objetivo de impulsionar a agricultura familiar, porém o evento a cada ano supera as expectativas englobando todo o segmento do agronegócio. O evento já é considerado o maior do gênero no Norte brasileiro.

A feira reúne representantes e distribuidores das principais marcas de máquinas e veículos pesados, insumos e implementos agrícolas, rede de instituições financeiras oficiais e de cooperativas de créditos. Palestras e exposições compõe o cenário da Rondônia Rural Show, que em 2015 recebeu delegações internacionais com o propósito de estreitar relações comerciais na aquisição de produtos rondonienses, como café, carne, peixe, castanha, soja e outros grãos.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .