Abrir menu mobile
Períodos nublados com chuva fraca

Rolim de Moura - RO

Max: 31 - Min: 22

Períodos nublados com chuva fraca

Date e hora atual

13 de Julho de 2026 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

geral

Vídeo mostra cardume de candirus devorando carcaça de jacaré no rio Madeira, em Rondônia

Registro foi feito por um pescador durante uma navegação. Biólogo explica por que esse comportamento é comum no rio Madeira.

Fonte: DO G1 RO
13/07/2026 08h 47min

Notícia

Vídeo mostra cardume de candirus devorando carcaça de jacaré no rio Madeira, em Rondônia

Um pescador registrou o momento em que um cardume de candirus devorava a carcaça de um jacaré no rio Madeira, em Porto Velho. O flagrante aconteceu no início de julho, durante uma navegação próxima à Ponte Rondon-Roosevelt.

No vídeo, é possível ver os peixes consumindo o animal de dentro para fora. As imagens foram gravadas por Airton Viana e publicadas nas redes sociais, onde já somam mais de 68 mil visualizações. Segundo ele, estava produzindo conteúdo a pedido dos seguidores para mostrar os candirus quando se deparou com a cena.

Existem várias espécies de candiru. O peixe que aparece no vídeo é o candiru-açu, uma espécie carniceira que se alimenta de carne. Ele é diferente dos candirus hematófagos, que se alimentam de sangue e ficaram "famosos" por supostamente entrar na uretra de humanos.

De acordo com o biólogo Flavio Terassini, ouvido pelo g1, esse comportamento é comum nas águas do rio Madeira. Segundo o especialista, os candirus desempenham um papel importante na limpeza de resíduos orgânicos do rio.

"O peixe candiru é muito abundante e comum nos rios aqui da Amazônia, principalmente o Rio Madeira. Esse peixe é como se fosse o urubu dos rios. É um peixe carnívoro, carniceiro, que se alimenta principalmente de carne e matéria em decomposição, animais mortos", explica o especialista.

Terassini afirma que uma das maiores curiosidades envolvendo o candiru-açu é o medo de ataques a humanos. No entanto, segundo ele, o comportamento da espécie é diferente do que muitas histórias populares fazem acreditar.

PUBLICIDADE

"Tem pessoas que tomam banho no Rio Madeira e dificilmente ele ataca. Então o ser vivo que está no rio dificilmente vai sofrer o ataque dele. Agora, depois que a pessoa morre, ou o animal morre, aí sim eles vão atacar", esclarece o biólogo.

O que é o candiru-açu?

O g1 conversou com o pesquisador e especialista em diversidade e biogeografia de peixes de água doce, Fernando Dagosta, que explicou as características da espécie. Segundo ele, o candiru-açu é um tipo de bagre carniceiro, diferente do candiru hematófago, considerado os "verdadeiros".

“O candiru-açu tem dentes bem desenvolvidos, usados para cortar e arrancar pedaços de carne”, afirmou.

O peixe vive principalmente em rios de águas escuras, como o Madeira e seus afluentes. De acordo com o especialista, a espécie forma grandes cardumes e tem o olfato altamente desenvolvido, o que facilita localizar alimento mesmo em ambientes com pouca visibilidade.

“Eles se orientam muito mais pelo cheiro do que pela visão. Por isso conseguem encontrar rapidamente animais mortos ou em decomposição”, explicou.

Embora as piranhas sejam frequentemente associadas à remoção de partes de corpos em rios amazônicos, o especialista afirma que, em muitos casos, o candiru-açu está entre os primeiros a chegar.

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Rondoniaovivo (@rondoniaovivo)

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .