Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA
política

Vice-governador José Jodan visita local que será implantado unidade da Ceplac em Migrantinópolis

Fonte: INFORONDÔNIA
18/02/2020 07h 55min

Notícia

Vice-governador José Jodan visita local que será implantado unidade da Ceplac em Migrantinópolis

Foto: Divulgação


O vice-governador José Jodan, acompanhado do secretário municipal de Agricultura de Rolim de Moura (RO), Dionísio Pereira, “Goiaba”, Coordenador Superintendente da Ceplac, João Batista Nogueira e Chefe da Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Amarildo Pinheiro Virgulino, estiveram no dia 11 de fevereiro, visitando no município de Novo Horizonte do Oeste (RO) no distrito de Migrantinópolis,  na propriedade onde será implantada uma unidade demonstrativa da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira),  com 30 hectares de cacau clonal em Sistema Agroflorestal (SAF) de alta produtividade, precoce e baixo porte, por meio de materiais genéticos (clones) desenvolvidos pela Ceplac de Rondônia e Bahia.

A Ceplac realizará uma parceria, disponibilizará materiais e fará a difusão tecnológica. Além disso, várias orientações foram repassadas no que tange ao preparo da terra, balizamento, adubação e calagem, preparo de covas e plantio.

PUBLICIDADE

“Além de fazermos a plantação do melhor cacau, será disponibilizado uma banco de hástias para podermos incentivar a distribuição aos nossos produtores”, disse o vice-governador José Jodan.

Durante a visita também se discutiu sobre o mercado do cacau, destacando-se: preços atuais em quase R$ 13,00 o kg ou R$ 195 a arrouba, o déficit do mercado interno, a geração de emprego, renda, qualidade de vida, industrialização do cacau, processamento de chocolate, agregação de valor fugindo da comodity, além do apelo a saúde, pois com uma maior participação do cacau no blend para formulação do chocolate terão grandes benefícios.

“Cacau é renda garantida aos produtores, precisamos incentivar. Só assim ampliaremos a renda dos nossos produtores familiares. Vale destacar, que a propriedade não precisa ser de grande porte, propriedades pequenas já estão tendo retorno com o plantio do Cacau”, finalizou o vice-governador José Jodan.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Política

Outras Notícias - Política

As principais notícias da categoria Política

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .