Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Vereador Ivan Vasconcelos volta a discutir regionalização da saúde

Fonte: DO ROLIM NOTÍCIAS

15/02/2021 16h 09min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Vereador Ivan Vasconcelos volta a discutir regionalização da saúde
Reprodução

Na Sessão ordinária realizada nessa segunda feira, dia 15 de fevereiro, na Câmara Municipal de Rolim de Moura, um requerimento de autoria do Vereador Ivan Vasconcelos – Republicanos, foi aprovado por unanimidade, solicitando novamente a discussão quanto a regionalização da saúde, tendo como sede o município de Rolim de Moura.

  A regionalização da saúde é um tema que já rendeu várias discussões no âmbito regional e Estadual, haja vista, que na legislatura anterior, em 22 de março de 2019, foi realizada uma audiência pública presencial com várias autoridades Estadual, e até dos municípios circunvizinhos que fazem pare da Zona da Mata e da regional de Rolim de Moura, com o intuito de sensibilizar nossas autoridades da necessidade da presença do Estado no setor de saúde, dadas as precariedades que o município apresentava no setor naquele momento.

  Autoridades Estaduais como o Deputado Cirone Deiró, Jean Oliveira, Adailton Furia, Jhony Paixão e dos Deputados Federais Léo Moraes e Jaqueline Cassol, que ouviram dos representantes do município de Rolim de Moura e dos demais que compõem a regional da Zona da Mata, a necessidade dessa regionalização, cuja medida iria garantir uma maior presença do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde, no intuito de minimizar os problemas que o município enfrentava naquele momento.

  Os maiores problemas são que o governo do Estado joga sobre os municípios a responsabilidade de atendimento, transporte e realização de exames, e o SUS não atende à demanda populacional e nem a financeira. O resultado tem trazido um colapso na Unidade hospitalar Amélio João que recebe pacientes de toda a Zona da Mata mesmo que para isso não receba recursos em quantidade suficiente.

 Desta feita o requerimento do Vereador Ivan Vasconcelos, é para uma audiência virtual, “como estamos em início de nova gestão do executivo e legislativo, o momento é oportuno para transformarmos nossa saúde em regional e melhorarmos o atendimento da população nesse momento que estamos vivendo a Pandemia do Covid-19”, disse o vereador ao justificar o seu requerimento. Ivan assegurou ainda a importância da audiência pública virtual, por ser um assunto do interesse de todos, não somente dos parlamentares que buscam uma melhoria no setor de saúde do município, mas de todos os moradores da região da Zona da Mata.

  O Vereador encerrou citando que além das autoridades da saúde, da esfera municipal e estadual, deverão ser convidados ainda Deputados Estaduais, Federais e Senadores, bem como o Governador do Estado.

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

CONTEÚDOS DIVERSOS