Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
agronegócio

Vacas treinadas para “usar o banheiro” poderiam reduzir seu impacto ambiental

Assim como outros animais, o gado é muito inteligente e pode aprender bastante
Fonte: CANALTECH
14/09/2021 18h 07min

Notícia

Vacas treinadas para “usar o banheiro” poderiam reduzir seu impacto ambiental

Imagem Ilustrativa


O resíduo deixado pelo gado contribui para a poluição dos cursos naturais de água e também na emissão de gases de efeito estufa. E se as vacas aprendessem a realizar suas necessidades fisiológicas em um lugar específico para que sua urina fosse tratada? Em novo estudo, cientistas apresentaram os resultados positivos de uma técnica que treina o gado para “usar o banheiro” — tudo pelo bem do meio-ambiente.

Um grupo de pesquisadores da University of Auckland e do Instituto Federal de Pesquisa em Saúde Animal (FBN, na sigla em inglês), da Alemanha, testou um método de abordagem chamado MooLoo para treinar 16 bezerros. A estrutura é basicamente um cercado verde que oferece recompensas aos animais quando eles urinam naquele local.

O psicólogo de animais Jan Langbein, do FBN, explicou que o gado, assim como outros animais, é muito inteligente e pode aprender bastante. “Por que eles não deveriam aprender a usar um banheiro?”, acrescentou. Os bezerros foram treinados em um sistema muito simples de recompensa: ao urinar no MooLoo, o animal recebia uma bebida doce (ou cevada amassada) em troca. Fazendo “arte” fora dali, ele recebia um breve jato de água fria nas costas.

PUBLICIDADE

Após cerca de 15 sessões de treinamento, 11 dos 16 bezerros foram treinados com sucesso no MooLoo — os outros 5, segundo os pesquisadores, provavelmente precisariam de um pouco mais de tempo para atingir o mesmo resultado. Agora a equipe se concentra em criar um sistema automatizado para treinar os animais de forma mais automatizada.

A amônia liberada na urina das vacas não afeta o meio ambiente de forma direta, mas, uma vez que essa urina — rica em nitrogênio — adentra o solo, micróbios a convertem em óxido nitroso, que é o terceiro gás de efeito estufa mais danoso, ficando atrás do metano e do dióxido de carbono. No entanto, quando a urina é coletada no MooLoo, ela pode ser tratada e até reutilizada, protegendo o solo e a atmosfera.

As estimativas iniciais sugerem que, se 80% da urina do gado fosse coletada, as emissões de amônia seriam reduzidas pela metade. O problema, no entanto, é a ampliação desse processo, uma vez que nem todas as fazendas têm recursos e tempo para se dedicar ao treinamento de seus gados. 

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .