Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
geral

Txai Suruí denuncia criação de gado em cima de cemitério indígena em Rondônia

Relato foi publicado nas redes sociais com fotos que mostram marcas de desmatamento e incêndio na região.
Fonte: DO G1 RO
27/11/2021 10h 22min

Notícia

Txai Suruí denuncia criação de gado em cima de cemitério indígena em Rondônia

Txai Suruí, indígena e ativista de Rondônia, denunciou nas redes sociais na última quinta-feira (25) a invasão, queimadas e desmatamento de parte da terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau. Segundo a jovem, os invasores destruíram um antigo cemitério indígenas para criar gado.

Na denúncia ela diz que um incêndio foi registrado pelo satélite da Nasa em setembro deste ano e o fogo tomou uma proporção tão grande que se tornou perceptível mesmo para os povos indígenas que vivem em aldeias distantes.

Alguns dias depois, a ativista juntamente com uma equipe de monitoramento da Associação Jupaú se deslocou até a área do incêndio para apurar os estragos. As fotos que Txai publicou mostram uma área desmatada, outras com marcas do fogo e uma criação de gado no local onde era um cemitério indígena.

Segundo a mãe de Txai e presidente da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Ivaneide Bandeira, o cemitério para os povos indígenas é um local sagrado e o cenário de destruição encontrado chocou aqueles que vivem terra Uru-Eu-Wau-Wau.

"Estão desmatando, queimando e colocando gado dentro, o que para os indígenas é pisotear a vida dos ancestrais deles. É como se alguém fosse lá no Cemitério dos Inocentes [cemitério histórico de Porto Velho], tocasse fogo em tudo e colocasse boi em cima. Ninguém ia gostar", comenta.

PUBLICIDADE

Após o ocorrido, a Kanindé diz que entrou em contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para relatar o caso.

 

 
Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .