Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

TJ-RO nega união estável a mulher por entender que relacionamento era namoro

Fonte: DO G1 RO

21/07/2021 20h 13min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
TJ-RO nega união estável a mulher por entender que relacionamento era namoro

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) negou o reconhecimento de união estável a uma mulher que pedia direito de pensão por morte e valores patrimoniais após o falecimento de um homem com quem conviveu por quase quatro anos.

A autora da apelação argumentou que, apesar de não ter filhos com o homem, eles mantinham uma relação pública e moravam juntos.

Segundo o TJ, o pedido foi negado porque as provas utilizadas na ação não foram suficientes para provar a união estável e representavam apenas um “namoro entre adultos”, sem intenção de constituir uma família.

O que é união estável?

De acordo com o defensor público, Fábio Roberto, a união estável gera consequências jurídicas, mas para que esses direitos sejam adquiridos é necessário comprovar a relação mais próxima possível de um casamento.

“É necessário e imprescindível que as pessoas envolvidas se apresentem como se fossem marido e mulher ou como se tivessem uma relação matrimonial. As provas são importantes no reconhecimento da união estável”, disse.

No voto do relator, o desembargador Alexandre Miguel, foi comprovado que o casal não residia no mesmo local e, apesar de alguns casos não exigirem coabitação, o depoimento de testemunhas sempre apresentava o homem e mulher como namorados e “caberia à parte autora comprovar a existência da relação qualificada como de marido e mulher”.

“O namoro não é uma relação de união estável próxima, equiparada ou igual a um casamento”, comenta Fábio Roberto.

 
Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE GERAL

CONTEÚDOS DIVERSOS