Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Startup quer fazer previsão do tempo com sinais de celular

Fonte: YAHOO NOTÍCIAS

03/05/2019 10h 12min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Startup quer fazer previsão do tempo com sinais de celular

Uma startup promete um serviço de previsão do tempo utilizando o celular. A ClimaCell, fundada em 2015 em Boston, nos Estados Unidos, passou anos desenvolvendo a tecnologia e as relações comerciais necessárias para aproveitar os milhões de sinais de telefones celulares e outros dispositivos sem fio ao redor do mundo.

Segundo o MIT Technology Review, a empresa utiliza a qualidade desses sinais para obter dados sobre as condições climáticas locais, como temperatura, precipitações e qualidade do ar. E também, simultaneamente, analisa imagens de câmeras de rua. E o uso de todos esses dados traria mais precisão às previsões.

Qual a diferença? Os serviços tradicionais são alimentados por sinais de radar de sensores climáticos instalados em um número relativamente pequeno de dispositivos terrestres ou satélites.

Já a tecnologia da startup permite acessar os dados de milhões de smartphones em todo o mundo. E assim, haveria uma visão mais refinada do que está acontecendo.

Na avaliação de especialistas como Ken Mylne, do serviço metereológico oficial do Reino Unido, a proposta, apesar de interessante, precisa ser colocada à prova.

De acordo com a Revista Época, a startup diz que fez várias simulações em países como Israel. Cita ainda o caso de uma companhia aérea que, usando as informações fornecidas pela empresa, remanejou seus voos e evitou prejuízos durante a nevasca que provocou o cancelamento de 700 voos em Chicago este ano.

MAIS NOTÍCIAS DE TECNOLOGIA