Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA
geral

Servidores relatam dificuldades em isolar pacientes com Covid dos demais no Hospital João Paulo II em Rondônia

Hospital não faz parte das unidades de referência em tratamento da Covid, mas registrou pacientes com diagnóstico positivo e outros com suspeita.
Fonte: DO G1 RO
14/01/2022 18h 24min

Notícia

Servidores relatam dificuldades em isolar pacientes com Covid dos demais no Hospital João Paulo II em Rondônia

Conforme denunciantes, o Hospital João Paulo II segue em superlotação. — Foto: Reprodução


Servidores do Hospital de Urgência e Emergência João Paulo II, em Porto Velho, relatam dificuldades em transferir pacientes com diagnóstico positivo de Covid-19 para unidades de referência em tratamento por falta de leitos. O hospital não atua como unidade de tratamento da doença, mas registrou pacientes com coronavírus e outros com suspeita durante esta semana.
Conforme denunciantes, o Hospital João Paulo II segue em superlotação. Devido o fluxo de entrada diária de pacientes na unidade ser alto, "não há como ter controle" de quais pacientes e acompanhantes tiveram contato com pessoas infectadas.

Ao g1, um servidor que atua no pronto socorro denunciou que haviam cinco pacientes com Covid-19 na unidade nesta sexta-feira (14) e eles não conseguiam ser transferidos para hospitais de referência por falta de leitos disponíveis. Segundo o governo, até quinta-feira (13), 57,14% dos leitos de UTI da rede pública estadual estavam ocupados por pacientes com doenças respiratórias. 

"Como a maioria [dos pacientes] está assintomática, é possível termos mais do que esses cinco internados sem ter para onde mandar. Os suspeitos também estão ficando aqui até sair o resultado, porque o Estado também não tem mais leito para os suspeitos. Alguns outros pacientes tiveram contato com os positivos, mas não fizeram os testes porque estão no corredor e não temos como controlar os que tiveram ou não contato, e nem como testar todos, já que o fluxo de entrada é constante", denunciou.

Após a denúncia, um servidor confirmou que os cinco pacientes diagnosticados com o vírus conseguiram ser transferidos para hospitais de referência em tratamento de Covid ainda na tarde desta sexta (14) e que os casos suspeitos foram descartados.

g1 procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Aumento de casos

PUBLICIDADE

A situação do Hospital João Paulo II começa a gerar mais preocupação aos servidores devido alta no número de casos de Covid-19 no estado. O ano começou com cerca de 30 novos infectados por dia, mas nesta semana já chegou a 796 confirmações em 24 horas.

Na última quinta-feira (13), 422 novos casos conhecidos de Covid-19 foram confirmados, chegando ao total de 288.595 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. O estado também registrou 4 mortes pela Covid-19, totalizando 6.782 óbitos desde março de 2020, o início da crise sanitária.

Os dados foram divulgados em boletim pelas Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Texto: Beatriz Galvão

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .