Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA
política

Serviços de Verificação de Óbitos será construído em Rondônia para identificação de causas desconhecidas de mortes naturais

Fonte: DA ASSESSORIA PARA O ROLNEWS
07/10/2019 21h 33min

Notícia

Serviços de Verificação de Óbitos será construído em Rondônia para identificação de causas desconhecidas de mortes naturais

Com novas doenças surgindo no cenário da epidemiologia, o Estado de Rondônia conquistou a realização dos Serviços de Verificação de Óbitos (SVO), para identificar as causas desconhecidas de mortes naturais ou infecciosas. O investimento de até R$ 3 milhões prevê a construção e aparelhamento do prédio, já contando com projeto, a estimativa de início das obras está para o primeiro semestre de 2019.

Com reuniões da Comissão de Implantação dos Serviços de Verificação de Óbitos, alguns ajustes devem ser realizados pela Secretária Estadual de Saúde (Sesau) e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) para reduzir os custos e investir em equipamentos. Com foco na atuação em parceria, o SVO pode atender todo o Estado, com possibilidades de terceirização de serviços que devem ser prestados.

Pensado como uma prevenção à saúde com ciência de alto nível, a finalidade é esclarecer as causas de mortes naturais com ou sem assistência médica, sem elucidação diagnóstica em Rondônia, conforme a Portaria n° 1405, de 29 de junho de 2006, do Ministério da Saúde, que institui a rede nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (SVO). Sob a Lei Complementar n° 511, de 26 de dezembro de 2013, que dispõe sobre os serviços funerários no âmbito do município de Porto Velho. E, RDC n° 50, de 21 de fevereiro de 2002, da Anvisa, dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

O projeto prevê a construção de um anexo ao Instituto Médico Legal (IML), em Porto Velho, sem modificação da estrutura atual. O levantamento topográfico de toda a área do IML foi realizado e o esboço do projeto arquitetônico elaborado, com priorização pela humanização do espaço e alternativas de obtenção de economia na construção. Atendendo o projeto, patologistas devem participar do programa de necessidades e detalhamento do projeto arquitetônico, auxiliando na elaboração com percepção sobre tudo que é necessário para o desenvolvimento do trabalho.

“O profissional patologista trabalha com a retirada de fragmentos de todos os órgãos e declara com certeza científica a patologia identificada. É um cientista nato, que fica dentro do laboratório”, como explicou o diretor do IML, Genival Queiroga Júnior.

PUBLICIDADE

A diferença da estrutura de um SVO para o IML é a sala de necropsia, que conta com instrumentos específicos. Não descartando a ação conjunta dos serviços, onde existem casos que começam como causa de morte natural e terminam como causa criminosa, e vice-versa.

Segundo informado em reunião com a Comissão de Implantação do SVO, na última quinta-feira (3), no auditório da Agevisa, cerca de 11 pessoas chegam ao IML  de Porto Velho com causa de morte natural ao mês, para patologia. Quando o caso de morte é judicializado, quem faz o papel de SVO no momento é o IML de Rondônia, porém com restrição por não obter acesso a outros exames que são necessários, inerentes ao Serviço de Verificação e Óbito.

“Novas doenças estão surgindo no cenário da epidemiologia, no sentido de causa ainda desconhecida, outras de agente etiológico também desconhecido. Como o caso de uma doença parecida com a Leishmaniose, também transmitida através do mosquito, mas o protozoário não é a leishmania, é outro protozoário, que começa a ser estudado pela comunidade científica na atualidade”, informou o coordenador da Comissão, Sid Orleans.

Como parceiros participam a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), pois a capital responde por mais de 33% da população do Estado, com nível expressivo de mortes e transmissão de doenças. Os parceiros devem assumir responsabilidades, como a disponibilidade de profissionais, médicos, patologistas, técnicos em necropsia, administrativos, ou colaborando com a disponibilidade de equipamentos, assim como o IML, que conta com aparelhos que podem ser administrados pelo SVO.

Disponibilizado pelo Governo de Rondônia, o recurso de R$ 3 milhões, dispensado e garantido no orçamento, atenderá a construção e aparelhamento do SVO. “É um sonho de mais de uma década que foi alcançado na atual gestão”, declarou Sid.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Política

Outras Notícias - Política

As principais notícias da categoria Política

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .