Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Secretário de Agricultura participa de assembleia de cooperativa de produtores e mantém apoio

Lacoop fortalecerá produção de café na região.

Fonte: secom rolimdemoura.ro

27/02/2019 09h 34min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Secretário de Agricultura participa de assembleia de cooperativa de produtores e mantém apoio

A cooperativa dos agricultores familiares da Amazônia– Lacoop realizou no último sábado na sede do sindicato dos trabalhadores rurais de Rolim de Moura-STTR, assembleia de prestação de contas. O secretário municipal de Agricultura, Dionísio Pereira Braga - Goiaba foi convidado a participar do evento pela diretoria da cooperativa.

A cooperativa foi instituída há 02 anos em Rolim de Moura e a secretaria de agricultura é parceira.
Dionísio Braga explicou que a Lacoop irá desenvolver trabalhos para melhorar a rentabilidade dos produtores, onde os cafeicultores poderão se unir e vender o café no mercado nacional e internacional, com todo apoio do município, de acordo com as orientações do prefeito Luizão do Trento, que quer a agriculta cada vez mais forte.


Goiaba informou que o barracão que pertenceu a Cagero será doado ao município e utilizado para a cooperativa dos produtores de café, para armazenar a produção, pois o produtor poderá acompanhar o mercado e vender o café quando estiver bom de preço.


Dentre os assuntos abordados na assembleia foi à compra coletiva de insumos que os produtores utilizam durante o ano e conseguem menor preço ao comprar em grande quantidade. O secretário explicou que os café especiais, com maior pontuação, será torrado, moído e embalado pela cooperativa, já o café em grão, dependendo da quantidade pode até ser exportado, mas e necessário a certificação do produto, como adequação na propriedade que não é permitido galões no meio da lavoura, não pode ser utilizada mão de obra infantil, dentre outras restrições do mercado internacional. A cooperativa já produz o café embalado com o nome Café Entre Matas, Robustas finos da Amazônia.


O secretário de agricultura parabenizou o presidente da Lacoop- Leandro Dias Martins, e toda diretoria pela organização da entidade o apoio do município de Rolim de Moura para cooperativa.

MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO