Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Saiba a importância do subsolador no meio florestal

O uso deste equipamento reduz perdas por erosão. Essas são algumas vantagens do uso do subsolador no meio florestal.

Fonte: DA REDAÇÃO

19/03/2020 15h 31min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Saiba a importância do subsolador no meio florestal

 

Um método que aumenta a sobrevivência e o crescimento das mudas e propicia o alcance das raízes a maiores profundidades, além de menor exposição do solo. O uso deste equipamento reduz perdas por erosão. Essas são algumas vantagens do uso do subsolador no meio florestal.

Os subsoladores são implementos equipados com uma barra porta-ferramentas. Ela fica presa a uma haste de aço com aleta na ponta. Isso permite aumento do volume de solo preparado. Este equipamento pode ser arrastado ou acoplado ao sistema hidráulico do trator.

As hastes possuem três formatos, reto, curva ou parabólica, sendo esta última mais usada no meio florestal por exigir menor força de tração. A subsolagem tem a função principal de romper camadas do solo maiores que 40 cm de profundidade. Elas provocam o rompimento do solo para frente, para cima e para os lados, formando um corpo tridimensional triangular na linha de preparo.

Estudos realizados por profissionais do setor apontaram que não foram encontradas diferenças no crescimento inicial na comparação entre formatos da haste (reta inclinada e parabólica), nem com o tipo de aleta (com asa e sem asa), ainda que aleta alada tenha proporcionado maior mobilização de solo, cerca de 30% maior. Os subsoladores novos à venda já estão equipados com essas hastes.

O preparo do solo pode também ser realizado com outros implementos. Até a década de 1980 usava-se em plantios florestais arados e grades. Há vários modelões de grades de arado à venda no mercado nacional.

 

 

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO

CONTEÚDOS DIVERSOS