Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

RONDÔNIA – Produtividade do café cresce mais de 18% nesta safra

Fonte: conab.gov.br

26/12/2018 12h 52min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
RONDÔNIA – Produtividade do café cresce mais de 18% nesta safra

Rondônia fechou o ano com uma produção de 1,94 milhão de sacas de café, o que representa um aumento de 2,1% em relação à safra passada. O bom desempenho ocorreu mesmo em uma área 14% menor que a registrada em 2017, graças à produtividade média no estado, que teve um acréscimo de 18,6% chegando a 31 sacas por hectare. Os dados estão no 4º Levantamento da Safra de Café 2018, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta semana.

Segundo o estudo, apesar da área em produção ter sofrido uma expressiva redução de 58,35% nos últimos 8 anos, a produção cafeeira registrou uma elevação de 38,5% no mesmo período devido à melhora na produtividade, com incremento de 232,7%. O resultado seria fruto do processo de renovação das lavouras que está ocorrendo em todas as regiões do estado, evidenciado pelo uso de propagação de mudas de café clonal em detrimento de plantas obtidas através de sementes, o que tem gerado variedades mais produtivas.

Outros fatores contribuíram para o crescimento da colheita no estado, de acordo com o levantamento: as condições climáticas favoráveis, a entrada em produção de áreas que foram renovadas, melhor manejo da cultura, assistência técnica mais efetiva e o uso mais frequente de pacote tecnológico adequado, para melhor correção do solo, controle de pragas e doenças, bem como o uso de irrigação por gotejamento nas lavouras de café.

Os dados completos sobre a safra de café em Rondônia e nos demais estados produtores no Brasil, estão divulgados no site da Companhia.

 

MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO