Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Rolim de Moura e outras 31 cidades de Rondônia caminharão domingo para prevenir o câncer infantojuvenil

Fonte: ROLNEWS E O OBSERVADOR.RO

24/11/2016 16h 31min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Rolim de Moura e outras 31 cidades de Rondônia caminharão domingo para prevenir o câncer infantojuvenil

De aproximadamente 500 cidades brasileiras, 32 no Estado de Rondônia se mobilizarão domingo próximo na 5ª edição da caminhada Passos que salvam,para a prevenção do câncer infantojuvenil.

O evento em Rolim de Moura começará às 8h, na Avenida Fortaleza, em frente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Igreja Matriz. Centro.

“Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por desinformação dos pais, medo do diagnóstico ou a própria desinformação de médicos, mas é possível salvá-los”, comentou Anísio Mendes, do Departamento de Captação de Recursos do Hospital de Câncer de Barretos em Porto Velho, o conhecido Barretinho.

Pouco tempo atrás, uma jovem de 19 anos deu entrada ao hospital em Jaru (a 300 quilômetros de Porto Velho) e foi tratada como se tivesse dengue, mas a necrópsia constatou leucemia.

Atualmente, o câncer infantojuvenil é a primeira causa de mortes por doença, após um ano de idade até o final da adolescência. O olhar atento pode modificar situações e isso deve ser feito nas pediatrias dos hospitais.

Feito precocemente, o diagnóstico aumenta as chances de cura. Estima-se que as taxas de cura variam de zero a 60% em países menos favorecidos, entretanto, poderiam alcançar 80% a 90% se obedecessem à principal recomendação, em centros especializados.

“Felizmente, temos crianças salvas quando a informação corresponde à doença, e isso ocorreu com um aluno de uma cidade do interior que chegou à escola com olhos arroxeados e depois de bem examinado, descobriu-se a leucemia”, comentou Mendes.

A boa notícia, e esta é sempre bem-vinda, diz respeito ao pós-tratamento. A vida segue normal.

“Quanto maior o número de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura”, diz o site do hospital.

KIT PARA A CAMINHADA

Já estão sendo vendidos kits com bonés, camisetas e squezze (garrafinha plástica para água). O kit custa R$ 30. E estão a venda na Guaraná Brasil, Falcão Magazine e Confecções Só vinte de Rolim de Moura.

“Até 2015 comprávamos as camisetas, agora eles são fruto da doação do Instituto Neymar Júnior”, informou Mendes.

Referência mundial em câncer infantojuvenil, o Children’s Research Hospital (Hospital São Judas), em Memphis (Tennessee, EUA) inspirou o Hospital de Câncer a tratar casos no Brasil, mediante campanhas preventivas.

“Eles têm clínicos exclusivos, ciência inovadora e atendimento completo aos pacientes. Seus médicos e pesquisadores definem novas fronteiras na oncologia pediátrica”, assinalou Mendes.

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE GERAL