Questão do Enem cita discurso de Txai Suruí na COP26 sobre mudanças climáticas e aquecimento global
Fonte: G1 RO
06/11/2023 22h 17min

No primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das questões trouxe como base o discurso da ativista indígena de Rondônia, Txai Suruí, durante a abertura da Conferência da Cúpula do Clima (COP26), para tratar questões climáticas e aquecimento global.
Txi Suruí foi a única brasileira a discursar na COP26, que aconteceu em 2021 na cidade de Glasgow, na Escócia. No discurso, a jovem, na época com 24 anos, apontou a urgência de medidas eficientes para frear as mudanças climáticas, além de ressaltar a importância dos povos indígenas na proteção da Amazônia.
O seguinte trecho do discurso de Txai foi citado no Enem:
“O clima está esquentando, os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo e nossas plantações não florescem como no passado. A Terra está falando: ela nos diz que não temos mais tempo”, disse.
A pergunta da prova era: o discurso da líder indígena explica um problema global relacionado ao (à). As opções de resposta eram:
manejo tradicional
reciclagem residual
consumo consciente
exploração predatória
reaproveitamento energético
Foto: Reprodução
Nas redes sociais, Txai comentou sobre a visibilidade da sua fala e a importância de ter o tema destacado no Enem.
“Também fiquei feliz de saber que teve uma questão no ENEM sobre a minha fala na COP, acredito que isso significa que nossa luta está sendo ouvida de alguma forma e são preocupações que devem ser transmitidas para nossos jovens e crianças”, publicou.