Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Quase 25% dos estudantes de 13 a 17 anos já fumaram cigarro em RO e 11% usaram maconha ou crack, diz IBGE

Fonte: DO G1 RO

13/09/2021 14h 03min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Quase 25% dos estudantes de 13 a 17 anos já fumaram cigarro em RO e 11% usaram maconha ou crack, diz IBGE
Foto: Ander Burdain/Unsplash

O índice de fumantes entre estudantes (de 13 a 17 anos) das escolas públicas vem sendo maior do que os da rede particular em Rondônia. É o que revelou a mais recente Pesquisa Nacional da Escolar (PeNSE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo levantamento, 25,5% são estudantes de escolas públicas já fumaram cigarro alguma vez, enquanto que no ensino particular essa taxa foi de 16%.

A PeNSE indicou ainda que, ao todo, 24,9% dos escolares rondoniense já haviam fumado alguma vez, seja durante o nível fundamental ou médio.

Todos os alunos relataram que a aquisição da droga foi feita por algum estabelecimento comercial, onde eles mesmo compraram ou pediram para alguém comprar. Sendo assim, 6,1% alegaram ter repassado dinheiro para pessoas mais velhas adquirirem o cigarro.

Entretanto, Rondônia é o segundo estado da Região Norte (17,2%) onde estudantes vêm consumindo e experimentando mais cigarro eletrônico, também chamado de e-cigarette, ficando atrás apenas do estado de Roraima (com 18,4%).
 

Narguilé
 
A pesquisa apresentou também que Rondônia foi 8° do país onde estudantes de 13 a 17 anos mais experimentaram narguilé, sendo o primeiro estado da Região Norte, com uma taxa de 31,9%.

O Paraná ficou com o primeiro lugar do levantamento, com 52,4% .

 

Bebida alcoólica
 
Também foi apontado pelo IBGE que os rondonienses com idade inferior a 13 anos já confirmaram ter experimentado bebida alcoólica, tendo o estado a sexta maior taxa nacional. Na Região Norte, 68,3% dos alunos disseram já ter ingerido bebida alcoólica.

Entre os meninos que ingeriram bebida, 40,2% confirmam que tomaram mais de quatro doses no mesmo dia; já entre as meninas esse número foi de 30,5%.
 

Drogas
 
Foi apontado que, em 30 dias anteriores da pesquisa, 11,5% dos estudantes já haviam experimentado drogas como maconha ou crack.

Dos estudantes, 3,5% tinham menos de 13 anos quando usaram ou experimentaram as substâncias.

Entre no grupo do whatsapp Clique aqui para entrar no grupo do Rolnews no Whatsapp.

MAIS NOTÍCIAS DE GERAL

CONTEÚDOS DIVERSOS