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Rondônia

Proposta do deputado Cirone Deiró cria Programa de Alfabetização na Idade Certa

Fonte: ASSESSORIA

29/11/2021 19h 56min

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Proposta do deputado Cirone Deiró cria Programa de Alfabetização na Idade Certa
Reprodução

A necessidade da criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa foi apontada pelo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Paulo Cury, ao relatar o trabalho do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia-GAEPE-RO

O deputado Cirone Deiró anunciou apresentação de proposta para que a Secretaria de Estado da Educação-Seduc adote medidas com o propósito de implantar programa de apoio aos gestores municipais de educação para a alfabetização e capacitação dos profissionais que atuam na alfabetização, apoio no planejamento e monitoramento das ações educacionais. A proposta inclui ainda a distribuição de material didático e a elaboração da legislação orçamentária que busca melhor distribuir os recursos com base nos resultados alcançados por cada município. A iniciativa é resultado dos debates apresentados em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, em 04 de novembro, que tratou da avaliação e diagnóstico do Plano Estadual de Educação.

 

De acordo com o deputado Cirone Deiró, é imperativo que a Secretaria de Estado da Educação se prepare para auxiliar os gestores municipais a vencerem  as dificuldades em consequência da pandemia. “Especialistas apontam que a defasagem no ensino aprendizagem é uma realidade que os gestores e professores terão que enfrentar para colocar os alunos nas séries e idades correspondentes,” afirmou o deputado, ao explicar que a proposta busca contribuir com os gestores municipais na construção do Programa de Alfabetização na Idade Certa. Dados oficiais revelam que em Rondônia, a grande maioria dos municípios tem problema de conexão com a internet e as tarefas eram repassadas em material impresso aos alunos.

 

Segundo o deputado, a Secretaria de Estado da Educação tem todas as condições necessárias para auxiliar os municípios na formulação e implementação de políticas voltadas à garantia do direito de aprendizagem como prioridade à alfabetização na idade certa. “É uma proposta situada no marco do regime de colaboração, princípio previsto na Constituição de 1988 e deve envolver os 52 municípios, que estão com dificuldades semelhantes em razão da suspensão das aulas presenciais durante o agravamento da pandemia,” justificou.

 

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