Notícia
A professora Danielle Constantino, da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), teve seu artigo “Inteligência Artificial no Ensino de Língua Portuguesa: análise de planos de aula da plataforma Nova Escola na perspectiva do letramento digital”, publicado na Revista Cuadernos de Educación y Desarrollo.
A Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) é uma revista de divulgação científica e acadêmica da Editora EUMED (Servicios Académicos Intercontinentales S.L), na Espanha, considerada revista com alto impacto de citações no Google Acadêmico. Os artigos publicados já foram citados mais de 6.642 vezes nesta plataforma, foi avaliada e classificada pelo sistema de rankeamento de revistas brasileiras Qualis CAPES como A4.
A proposta do estudo foi analisar a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de Língua Portuguesa, os recursos disponíveis e como vem sendo incorporada no ensino, à luz do conceito de letramento digital e das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O artigo foi produzido em coautoria entre a Professora Drª Maria Alzira e a doutoranda Danielle Constantino, ambas integrantes do Programa de Doutorado Acadêmico em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na linha de pesquisa: Práticas Docentes e Formação Profissional. A professora é bolsista pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) no programa. Disponível no volume. 17, n. 4 (2025) da revista por meio do link: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/issue/view/118.