Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA
agronegócio

Prazo para declarar rebanhos termina nesta sexta

Fonte: Por G1 RO
18/06/2021 09h 30min

Notícia

Prazo para declarar rebanhos termina nesta sexta

Ilustrativa


Termina nesta sexta-feira (18) o prazo para a declaração obrigatória de rebanhos no estado de Rondônia. Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), a estimativa é que sejam declarados quase 125 mil rebanhos.

A primeira etapa da campanha de declaração iria encerrar no fim de maio, porém a agência decidiu adiar por causa da baixa adesão em alguns municípios.

Prazo para declarar rebanhos termina nesta sexta


Segundo a Idaron, todo os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos são obrigados a declarar o rebanho. A mesma regra vale para criadores de equídeos e aves.
Segundo a Idaron, declarar é importante para a economia do estado, principalmente, por causa do reconhecimento internacional de área livre de aftosa sem vacinação.
 

PUBLICIDADE

Zona livre de aftosa
 
No último mês de junho, o estado de Rondônia recebeu o selo internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês).
De acordo com a Idaron, para que a condição sanitária alcançada seja mantida, o produtor rural precisa seguir com um papel fundamental.
Com a obtenção do status sanitário internacional para Rondônia, os produtores de bovinos apostam na abertura de mais mercados para as carnes bovina e suína do Brasil.

Onde declarar?
 
O produtor pode fazer a declaração preferencialmente pela internet, no site da Idaron. A senha usada na emissão da Guia de Trânsito Animal é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema pode se cadastrar rapidamente no site.

Prazo para declarar rebanhos termina nesta sexta


A Idaron também disponibiliza formulários para declaração em formato online e impresso. Em papel o documento pode ser obtido nas unidades da agência e casas agropecuárias.
Após o preenchimento, o formulário deve ser enviado por e-mail ou WhatsApp da Idaron onde a propriedade tem cadastro.
  
"Cada unidade tem um WhatsApp para envio do formulário. Esse telefone também pode ser utilizado para declaração: o produtor pode ligar que um atendente vai pegar os dados passados pelo pecuarista e fazer a declaração direto no sistema. Para que o produtor possa comprovar que a declaração foi feita, ele receberá do atendente um PDF ou foto da tela validando a declaração", explicou a Idaron em comunicado à imprensa.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .