Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva fraca

Rolim de Moura - RO

Max: 31 - Min: 23

Céu nublado com chuva fraca

Date e hora atual

19 de Abril de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

ALE - PI 17815 - TRANSPARENCIA - ABRIL - INTERNA GOV 76352 - DENGUE - ABRIL - INTERNA GOV 76004 - ABRIL - PROGRAMA VENCER - INTERNA
agronegócio

Prazo para declaração obrigatória de rebanhos é prorrogado

Fonte: DO G1
01/07/2020 09h 25min

Notícia

Prazo para declaração obrigatória de rebanhos é prorrogado

Ilustrativa


A campanha de declaração de rebanhos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), que a princípio tinha a data final para terça-feira (30), teve o prazo prorrogado e segue até o dia 15 de julho.

Isso porque o estado fechou junho com 96% da adesão do público, o que significa que 4% dos produtores não conseguiram entregar o documento. O produtor é obrigado a declarar seu rebanho de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos.

Segundo o presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres, apesar de ser motivo de comemoração a alta adesão, os 4% que ainda não fizeram a declaração terão as fichas bloqueadas para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e outros documentos.

A declaração passou a ser obrigatória porque o estado suspendeu a vacinação contra a febre aftosa a partir de 2020. No dia 1° de junho, o governador Marcos Rocha assinou o decreto que suspende a vacinação nos rebanhos.

A declaração pode ser feita pelo site da Idaron ou pelo telefone 0800-643-4337. O horário de atendimento do Call Center vai das 7h30 às 13h30 em dias úteis.

PUBLICIDADE

Veja como baixar o formulário de declaração de rebanho
Após a data de prorrogação, 15 de julho, se o produtor ainda não tiver feito a declaração obrigatória do rebanho, as equipes da Idaron passarão a fazer buscas ativas nas propriedades.

Rondônia livre da vacina contra a febre aftosa
Rondônia é oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. O motivo é a transição de zona livre da febre com vacinação para sem vacinação, do programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o Plano Estratégico 2017 – 2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (PE PNEFA).

Rondônia faz parte do Bloco I juntamente com o Acre e parte dos estados do Amazonas e Mato Grosso.

Entre 15 de outubro a 15 de novembro do ano passado aconteceu a última campanha de vacinação contra a doença em Rondônia. A 47ª etapa foi voltada para bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade. A comprovação da dose se estendeu até 22 de novembro de 2019. 

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

ROLIM NET NOTÍCIAS LER ROLIM NET NOTÍCIAS LER
Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .