Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA
geral

Pit stop de conscientização contra violência sexual infantil é realizado em Rolim de Moura

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews
02/04/2017 10h 36min

Notícia

Pit stop de conscientização contra violência sexual infantil é realizado em Rolim de Moura

A Prefeitura Rolim de Moura (RO), por meio das equipes da Secretaria Assistência Social (SEMAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Conselho Tutelar, Coordenadoria Municipal de Trânsito (COMTRAN) e da Secretaria de Estado de Assistência social (SEAS), realizaram na última sexta-feira (31/03), no centro da cidade na Avenida 25 de agosto, um Pit Stop de conscientização no combate a violência sexual de crianças e adolescentes.

O Pit Stop tem o objetivo de envolver e sensibilizar toda a sociedade, por meio da prevenção, sobre a relevância do tema. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Izabel Fátima Lorencetti Ferreira, foram entregues panfletos e adesivos com o objetivo de alertar a população para denunciarem casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Precisamos cuidar de nossas crianças e adolescentes, são vários casos que são confirmados do contato sexual com uso da força, da intimação, coerção, chantagem, do suborno, manipulação, ameaça e outros mecanismos que anulam ou limitam a vontade pessoal. Daí a necessidade de conscientizar a população para denunciar e combater este tipo de crime”, explicou a Secretária Izabel.

O evento marca a largada inicial da campanha nacional contra o combate a violência sexual de crianças e adolescentes que é lembrado todo ano no dia 18 de maio.

Em Rolim de Moura, será feito uma grande mobilização com o mesmo objetivo, porém com o envolvimento das escolas municipais e estaduais.

Dia 18 de maio

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu

PUBLICIDADE

há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Denúncias

No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; em Rolim de Moura para o Conselho Tutelar (69) 3442 – 2011 e do exterior pelo número telefônico pago 55 (61) 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: [email protected] pornografia na internet através do portal www.disque100.gov.br.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .