Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva fraca

Rolim de Moura - RO

Max: 31 - Min: 23

Céu nublado com chuva fraca

Date e hora atual

19 de Abril de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 76004 - ABRIL - PROGRAMA VENCER - INTERNA GOV 76352 - DENGUE - ABRIL - INTERNA ALE - PI 17815 - TRANSPARENCIA - ABRIL - INTERNA
policial

PF deflagra operação para combater desmatamento ilegal em Rondônia

Fonte: DA ASSESSORIA PARA O ROLNEWS
02/04/2024 18h 57min

Notícia

PF deflagra operação para combater desmatamento ilegal em Rondônia

DIVULGAÇÃO


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 2/4 a Operação Sine Auctoritate, a fim de desarticular organização criminosa especializada na falsificação de documentos públicos, utilizados para dar aparência de legalidade à madeira extraída de forma ilegal, em Cujubim/RO.

A equipe composta por 19 policiais federais cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia, que resultaram na apreensão de  três carros, quatro motocicletas, uma arma de fogo, R$ 4.300 em espécie e vários talões de cheque.

O trabalho de investigação teve início em 2021, após fiscalização do IBAMA que constatou o funcionamento de madeireiras sem licença de operação na região de Cujubim/RO.

Foram verificados indícios de que as madeiras encontradas no pátio das empresas fiscalizadas foram extraídas ilegalmente da Floresta Nacional do Jamari, Unidade de Conservação Federal, localizada próximo a Cujubim e Itapuã do Oeste.

PUBLICIDADE

Durante as investigações, verificou-se que a falsificação de Documentos de Origem Florestal (DOF) teria beneficiado vários envolvidos, dentre eles pessoas físicas e jurídicas, e permitido a comercialização no mercado nacional de madeiras extraídas ilegalmente com aparência de lícita.

A investigação leva a crer que existe uma organização criminosa em ação na região, cujo objetivo é a extração ilegal de madeiras e sua comercialização como lícita através da falsificação de Documento de Origem Florestal (DOF).

Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, crimes contra o meio ambiente, receptação qualificada, sonegação fiscal e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 26 anos de prisão.

A Polícia Federal atua de forma constante para manter a integridade do meio ambiente, de forma que ações que atentem contra os interesses ambientais serão reprimidas com o rigor da lei penal.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

OUTRAS FOTOS

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Policial

Outras Notícias - Policial

As principais notícias da categoria Policial

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .