Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Patrimônios Históricos de Porto Velho: Veja curiosidades sobre a Catedral Sagrado Coração de Jesus

Fonte: DO G1 RO

13/08/2019 09h 47min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Patrimônios Históricos de Porto Velho: Veja curiosidades sobre a Catedral Sagrado Coração de Jesus

No próximo sábado (17) é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Para celebrar a data a Rede Amazônica preparou uma série de reportagens sobre as histórias de alguns patrimônios de Porto Velho.
O passeio começa pela Catedral Sagrado Coração de Jesus, localizada na rua Dom Pedro II, no bairro Caiari. Os primeiros passos para a construção do local foram em 1917.

A catedral é um marco arquitetônico e civilizatório na História de Porto Velho por se tratar do primeiro templo católico erguido na capital. O professor e historiador Marco Teixeira explica que o prédio manteve as linhas originais da arquitetura românica.
 

"Tem uma arquitetura que suavemente lembra o gótico, pelo menos os arcos quebrados. Erradamente as pessoas pensam que a catedral, por conta dos vitrais, seja uma catedral de interior gótico, mas ela é interna e externamente uma catedral em estilo românico", comenta o historiador.
Já o teto tem características próprias lembrando o barroco colonial, embora não seja tão elaborado quanto o das igrejas baianas ou mineiras. E as pinturas parietais são em grande parte originais.

"Porto Velho é uma cidade que surge em 1907, foi elevada a município em 1914, em 1924 já era cidade do Amazonas e só em 1928 começou a construir a sua igreja matriz", lembra Marco Teixeira.
 

MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA