Notícia
A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (DERF), participou nesta quinta-feira (26) da Operação Piratas do Madeira, que resultou na prisão de 14 suspeitos e no sequestro de bens avaliados em R$ 126 milhões. A ação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RO) e tem como objetivo desarticular uma quadrilha especializada no furto de cargas de grãos transportadas por embarcações no rio Madeira, em Porto Velho.
Além das prisões, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho e Ariquemes, e em Humaitá, no Amazonas. As ordens judiciais foram expedidas após meses de investigação que identificaram um grupo criminoso armado e com estrutura sofisticada, envolvido no roubo de cargas de adubo, soja, milho e outros produtos agrícolas.
Segundo a Polícia Civil, a organização criminosa agia com divisão de funções bem definidas. Enquanto os líderes permaneciam distantes da linha de frente, a execução dos crimes era feita por equipes recrutadas por intermediários. O grupo utilizava pequenas embarcações para acessar as balsas atracadas no rio, retirar a carga e transportá-la em caminhões até os locais de destino.