Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Novo asteroide gigante vai passar próximo da Terra

Fonte: Tecmundo

02/03/2021 01h 01min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Novo asteroide gigante vai passar próximo da Terra
Ilustrativa

Um asteroide com mais de um quilômetro de diâmetro passará bem próximo da Terra no dia 21 de março. Apesar de ser classificado como “potencialmente perigoso” pela NASA, é improvável que ele atinja o planeta.

Conforme as informações, a rocha espacial denominada 231937 (2001 FO32) estará a cerca de 2 milhões de quilômetros da Terra. Uma distância cinco vezes mais longe do que a Lua.

Esse é o segundo “asteroide potencialmente perigoso” a se aproximar da Terra este ano. Sua largura é comparável ao tamanho da Ponte Rio-Niterói no Rio de Janeiro, além de ser duas vezes mais alto do que o Burj Khalifa, o maior edifício do mundo em Dubai.

O SpaceReference.org descreveu que, baseado no brilho e na forma como a luz reflete nela, a rocha pode ter até 1,714 quilômetros de diâmetro. Apesar de ser 97% maior do que os corpos rochosos, ele ainda é pequeno em comparação a “grandes asteroides”.

                              Novo asteroide gigante vai passar próximo da Terra

A NASA classifica o exemplar como “potencialmente perigoso” porque ele poderá atingir o planeta em algum momento no futuro. Contudo, a agência espacial usa essa categoria para qualquer rocha espacial que se aproxime a cerca de 7,5 milhões de quilômetros da Terra.

Origem do 231937 (2001 FO32)


O asteroide 231937 (2001 FO32) foi descoberto por telescópios do Lincoln Laboratory do MIT em 23 de março de 2001. Financiado pela Força Aérea dos EUA e pela NASA, desde então o programa acompanha as atividades do corpo rochoso.

Com isso, os pesquisadores conseguiram prever mais quatro aproximações da mesma rocha espacial nas próximas décadas. Assim, o exemplar só deve passar “raspando” novamente na Terra em 22 de março de 2052.

Para mais, a tendência é que a rocha fique mais distante do planeta a cada aproximação. Segundo a NASA, a possibilidade de um asteroide colidir com a Terra é de 0,2% até 2185.

 

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE TECNOLOGIA

10/04/2021 08h 43min

CONTEÚDOS DIVERSOS