Notícia
Com o objetivo de intensificar as ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, o governo de Rondônia, antecipou em pelo menos três meses, o lançamento da nova fase da Operação Hileia, que desde o início da operação em 2020 começava no mês de junho. A Operação Hileia tem como objetivo combater o desmatamento ilegal e a prevenção aos incêndios florestais em todo o estado de Rondônia.
A operação Hileia conta com a colaboração direta da Coordenadoria de Proteção Ambiental (COPAM) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Polícia Militar (PMRO) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O lançamento oficial, feito pelo comandante geral da PM, Cel. PM Regis Braguin, ocorreu nesta terça-feira (11), na sede do BPA em Candeias do Jamari. Diante da tropa o comandante ressaltou que “essa missão tem como um de seus principais objetivos interromper o ciclo do desmatamento ilegal, que ameaça a biodiversidade e a qualidade do solo, além de agravar a emissão de gases de efeito estufa”.

A Operação Hileia acontecerá de forma simultânea nas regiões mais críticas do estado
O coordenador da Copam, Marcos Trindade, revelou que “durante a operação serão utilizadas tecnologias avançadas para monitoramento ambiental, da coordenadoria de geociências (Cogeo) que possui sistemas de satélites e drones, que permitem a identificação em tempo real de focos de desmatamento e incêndios florestais”. O comandante do BPA, coronel PM Railinson Baumann, informou que “estarão em campo 13 viaturas com técnicos, fiscais e policiais militares do BPA, que estarão mobilizadas para uma atuação rápida e eficiente”.
INTEGRAÇÃO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “a Operação Hileia representa mais um passo na intensificação das ações governamentais para o combate aos crimes ambientais, reafirmando o compromisso do Estado de Rondônia com a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade da Amazônia”. Nas próximas fases também farão parte da Operação outras instituições, como a Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Derccma) e o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Núcleo de Operações Aéreas (NOA) e Grupamento de Operações Aéreas (GOA).
