Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
tecnologia

Norte tem 4,2 mil pontos do Wi-Fi Brasil com internet gratuita para a população

Fonte: DA ASSESSORIA PARA O ROLNEWS
23/06/2022 14h 06min

Notícia

Norte tem 4,2 mil pontos do Wi-Fi Brasil com internet gratuita para a população

Foto: Pablo Le Roy


programa Wi-Fi Brasil já chegou a 86% dos municípios da Região Norte. No total, 4.265 pontos de inclusão digital com conexão à internet, gratuita e com alta velocidade, foram instalados em 387 cidades. A quantidade disponibilizada para os estados da localidade representa 25% das mais de 17 mil instalações de todo o país. O Ministério das Comunicações (MCom), responsável pela execução, alcançou a marca neste mês de junho.

Em quatro estados, o programa atingiu a totalidade dos municípios. São eles: Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. No Pará, 142 dos 144 municípios (98,6%) contam com acesso à internet por satélite e via terrestre. Situação semelhante a Rondônia, que tem 50 cidades atendidas (96,2%). Por sua vez, Tocantins já possui pontos do Wi-Fi Brasil em 80 cidades. Os locais com acessos instalados recebem conexão com velocidades que alcançam 10, 15 ou 20 megabites por segundo (Mbps).

"O programa é voltado, principalmente, para localidades onde há situação de vulnerabilidade social", explica o ministro das Comunicações, Fábio Faria. "Levar internet para um povoado ou comunidade com pouca ou nenhuma conexão, é também levar um serviço essencial para a população", defende.

A ativação do Wi-Fi Brasil nas localidades permite que moradores se conectem com mais pessoas, naveguem por uma rede sem limites de conhecimentos e explorem ferramentas digitais disponíveis na palma da mão. “Para as escolas que não tinham internet, a gente assinou em abril um contrato para conectar 12 mil. Vamos entregar 100% das escolas conectadas”, afirma Faria. No Norte, 2.441 escolas têm acesso à internet garantido.

PUBLICIDADE

O Pará é o estado com maior número de escolas conectadas na região. São, até o momento, 1.333 unidades da rede pública de ensino com internet. Para os paraenses já foram destinados, ao todo, 1.717 pontos, sendo 83,5% deles em localidades rurais. E, a partir do momento em que o MCom ativa o ponto de inclusão digital em uma comunidade, as pessoas passam a contar com acesso à internet gratuito e ilimitado. Veja no quadro abaixo quantos pontos do Wi-Fi Brasil estão instalados em cada estado da região.

INTERNET BANDA LARGA — O programa federal instala antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários. Cada região, por conta de suas características específicas, pode ter mais ou menos pontos de inclusão em locais diferenciados, como postos de fronteiras ou centros de Referência da Assistência Social (CRAS). As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância.

Norte tem 4,2 mil pontos do Wi-Fi Brasil com internet gratuita para a população

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Tecnologia

Outras Notícias - Tecnologia

As principais notícias da categoria Tecnologia

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .