Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
tecnologia

NASA pousará na Lua “por qualquer meio necessário”, diz vice-presidente dos EUA

Fonte: Canaltech
20/02/2020 19h 20min

Notícia

NASA pousará na Lua “por qualquer meio necessário”, diz vice-presidente dos EUA

(Imagem: NASA)


Na última quarta-feira (19), o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, fez um discurso no Centro de Pesquisas Langley, da NASA, e reforçou que os astronautas estadunidenses em breve serão lançados ao espaço a partir de solo dos EUA pela primeira vez em quase 10 anos.

Esse tem sido um dos principais objetivos da NASA. Desde a aposentadoria do ônibus espacial em 2011, os EUA pagam por cadeiras em veículos russos Soyuz, lançados do Cazaquistão, para levar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). A NASA concedeu à SpaceX um contrato de 1,6 bilhão de dólares para a fabricação da cápsula New Dragon e 12 missões de provisionamento da ISS. É nesta cápsula que Pence promete o lançamento de astronautas da NASA em solo americano ainda no primeiro semestre de 2020.

Pence, que também é presidente do Conselho Nacional do Espaço, falou ainda sobre o plano de levar os estadunidenses à Lua através do Programa Artemis. A agenda é que os astronautas da NASA pousem em solo lunar em 2024 e estabeleçam uma presença humana sustentável por lá até o fim da década, usando o satélite natural da Terra como um “trampolim” para Marte.

No entanto, essa agenda não é um consenso na Câmara dos EUA. No final de janeiro, um projeto de lei foi apresentado pelo democrata Kendra Horn, presidente do Comitê de Ciências da Câmara, propondo que a NASA adiasse o retorno dos astronautas à Lua apenas 2028, a fim de priorizar os planos para a exploração tripulada em Marte.

PUBLICIDADE

O projeto de lei também sugere que a NASA seja desenvolvedora e proprietária de tecnologias como o módulo de pouso lunar. Em outras palavras, a proposta é que o papel de empresas privadas no Projeto Artemis seja reduzido. A Casa Branca, em contrapartida, pediu um aumento de 12% no orçamento para a NASA no próximo ano fiscal, para que a agência seja capaz de cumprir os objetivos do Programa Artemis em 2024.

Durante seu discurso na quarta-feira, Pence contraria o projeto de lei de Kendra Horn, dizendo que "o presidente deixou claro que vamos atingir esse objetivo [pousar na Lua em 2024] por qualquer meio necessário". Ele também elogiou a "incrível energia empreendedora" nos voos espaciais americanos. "Encorajamos a entrar em contato com eles [funcionários do setor privado] de todas as maneiras apropriadas para nos ajudar a alcançar nossa missão", disse Pence aos funcionários de Langley. "Continuem construindo a parceria que o programa espacial americano sempre teve neste país".

Por fim, o vice-presidente elogiou a grande contribuição das famosas "figuras ocultas" afro-americanas que ajudaram os EUA a vencer a corrida espacial. “Vocês todos sabem que estamos na casa das lendárias 'figuras ocultas' - mulheres afro-americanas, também conhecidas como 'computadores humanos', que, apesar da injustiça de trabalhar em uma instalação segregada, emprestaram à nossa nação seus incríveis intelectos e talentos e nos ajudou não apenas a vencer a corrida espacial, mas também a nos tornarmos uma união mais perfeita”.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Tecnologia

Outras Notícias - Tecnologia

As principais notícias da categoria Tecnologia

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .