Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Na crise, quem tem conhecimento técnico assume o comando e lidera até o líder

Fonte: Rildo Costa

19/03/2020 17h 40min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Na crise, quem tem conhecimento técnico assume o comando e lidera até o líder
Divulgação

Em temos de crise, a liderança passa para as mãos de quem tem mais conhecimento sobre o assunto que gerou a crise, ou seja, quem tem conhecimento técnico do núcleo duro do problema.

Nos cursos de Administração do Massachusetts Institute of Technology e da Harvard Business School, duas das maiores instituições de ensino superior do mundo, há uma disciplina chamada Gestão de Crise.

Um dos conceitos ensinados nesta disciplina é que, em temos de crise, quem tem conhecimento técnico lidera.

Veja o que diz Stephen Kanitz, administrador que estudou em Harvard: “Numa crise, muda-se o organograma da empresa. Não será o presidente da empresa que mandará na crise, mas o maior especialista do assunto, na empresa”.

No caso de uma crise como o coronavírus, quem está liderando os países, de fato, não é o presidente da República. São os ministros da Saúde – que tem conhecimento técnico (que quase sempre é um médico). Temporariamente durante a crise, o presidente é liderado por quem conhece profundamente o assunto, ou seja, pelo ministro. Naquele período crítico, o presidente apenas chancela as diretrizes o que o ministro da saúde definir.

Quem está liderando o mundo neste momento? É o médico Tedros Adhanom Ghebreyesus, secretário-geral da Organização Mundial de Saúde. Em última instância, é ele que impôs um toque de recolher em cidadãos de todo mundo.

Já vi crises acontecer em empresas. Se for uma crise jurídica, por exemplo, é o advogado da empresa que vai liderar. Já vi donos de empresas serem liderados pelo advogado no momento de um problema judicial grave.

Sendo assim, a lição que fica para todos nós, especialmente os que são do setor de serviços, é este: Busque conhecimento técnico. 

Na filosofia do meu trabalho (que coloquei num papel e leio semanalmente para relembrar), coloquei o conhecimento técnico (em marketing) como um dos fatores críticos de sucesso da minha atividade profissional (em gestão, fator crítico de sucesso é aquela parte essencial que, sem aquilo, não tem como a atividade subsistir). É por isso que sempre estou buscando conhecimento técnico em marketing, sempre compro cursos, sempre leio livros da minha área.

É preciso estar preparado, com um sólido conhecimento técnico. Pois na hora da crise somos nós que vamos liderar até o líder. 

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE EMPREGOS