Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA
tecnologia

Multicloud, cibersegurança e Internet das Coisas lideram preferência de investimento na transformação digital

Fonte: Assessoria
15/02/2019 13h 44min

Notícia

Multicloud, cibersegurança e Internet das Coisas lideram preferência de investimento na transformação digital

A maioria das empresas brasileiras de grande e médio portes ainda está investindo com extrema cautela e muito lentamente em transformação digital, apontou pesquisa patrocinada pela Dell Technologies em parceria com a Intel e realizada pela Vanson Bourne no segundo semestre de 2018. O Índice de Transformação Digital da Dell Technologies (DT index) apurou que apenas 6% das empresas brasileiras podem ser consideradas líderes digitais, ou seja, já têm a digitalização enraizada no negócio.

Das 100 companhias brasileiras entrevistadas, 33% estão avaliando as soluções, fazendo experimentações e destinando algum recurso para isto, ou seja, investem de forma gradual e com maior cautela; 22% ainda se movem muito lentamente, avaliando o que podem adotar, mas sem ter programa de investimentos voltado para transformação digital e 2% nem sequer têm um plano digital em vigor, sendo chamadas de retardatárias digitais.

Além dos 6% das empresas brasileiras que podem ser consideradas líderes digitais, 37% são adotantes digitais, ou seja, estão ainda em processo de adotar a transformação digital, mas já segregam parte dos investimentos para isto e têm um plano digital maduro e investimentos em inovação. “A transformação digital está mudando a forma como vivemos, trabalhamos e conduzimos os negócios. As oportunidades são ilimitadas, mas as empresas precisam se mover. É uma questão de sobrevivência”, advertiu o vice-presidente sênior e gerente-geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.

O estudo mostra que as empresas estão alocando seus investimentos no ambiente multicloud (62%), em cibersegurança (61%), em IoT (57%), em inteligência artificial (55%); na abordagem de computação centrada (48%), em tecnologia flash (43%), em realidades virtual e aumentada (43%) e em blockchain (38%). O estudo também apura que 86% dos líderes admitem que há muitas barreiras a serem superadas.

PUBLICIDADE

Um quarto dos líderes está preocupado com as dificuldades para atender às demandas dos clientes; 26% temem que suas empresas não acompanhem a evolução e se tornem obsoletas; e apenas 15% acreditam fortemente que estarão na posição de incomodar em vez de serem incomodadas pela concorrência em cinco anos.

Entre os principais entraves à jornada digital, 33% dos entrevistados apontam a regulamentação ou mudança nas leis; 31%, a preocupação com privacidade e segurança dos dados; 30%, a sobrecarga de informação; 26%, a fraca governança e estrutura digital; e 24%, a falta de conjuntos de habilidades e conhecimentos internos adequados.

Para superar as barreiras, 67% usam as tecnologias digitais para acelerar o desenvolvimento de novos produtos e serviços; 53% adotam o desenvolvimento ágil; 67% estão implementando sistemas de segurança e privacidade em todos os dispositivos; 70% se esforçam para desenvolver as habilidades necessárias para a força de trabalho, como programar, por exemplo; e 63% compartilham conhecimento entre as funções.

O estudo da Dell, em parceria com a Intel, ouviu 4.600 pessoas para mapear os progressos da transformação digital de empresas de médio e grande porte em 42 países. No Brasil, foram entrevistados profissionais de 100 empresas líderes.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Tecnologia

Outras Notícias - Tecnologia

As principais notícias da categoria Tecnologia

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .