Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA
geral

MPF recomenda que Funai e Sesai façam barreira sanitária para proteger indígenas isolados em Rondônia

A recomendação vem após a morte de Rieli Franciscato. Ele foi atingido no tórax por uma flecha disparada por indígenas isolados, na região de Seringueiras
Fonte: G1 RO
22/09/2020 15h 05min

Notícia

MPF recomenda que Funai e Sesai façam barreira sanitária para proteger indígenas isolados em Rondônia

Queimadas na terra indígena Uru Eu Wau Wau — Foto: Reprodução/TV Globo


O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO) recomendou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) façam uma barreira sanitária e de segurança nas linhas que dão acesso à terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau para proteger os povos isolados da região do Rio Cautário.
A recomendação vem após a morte de Rieli Franciscato, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau, que pertence à Funai. Ele foi atingido no tórax por uma flecha disparada por indígenas isolados, na região de Seringueiras (RO) no dia 9 de setembro.
 
 
Em nota as procuradoras da república Thais Franco e Gisele Bleggi, informaram que as invasões na terra indígena e outros ilícitos têm provocado a mudança de comportamento dos grupos isolados.
E a morte de Rieli, segundo as procuradoras, reflete o "afrouxamento das ações de fiscalização e monitoramento dos territórios indígenas e demanda rápida atuação dos órgãos responsáveis para efetivar a proteção territorial, sanitária, bem como evitar contatos entre indígenas isolados e não indígenas, principalmente nesse período de pandemia de Covid-19".
Na recomendação o MPF defende ainda que os moradores da área de entorno da aldeia sejam orientados acerca das dificuldades enfrentadas pelos grupos isolados em razão das constantes invasões territoriais.
O G1 entrou em contato com as assessorias da Funai e Sesai e, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta esclarecendo se acatarão ou não a recomendação.
 

Plano Geral de Barreiras Sanitárias
 
Por ser vista como vulnerável ao contágio pelo novo coronavírus, a terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau foi incluída entre as áreas consideradas "prioridade 1" no Plano Geral de Barreiras Sanitárias para os Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, elaborado pelo Governo Federal por força de decisão judicial proposta pela Associação dos Povos Indígenas Brasileiros (Apib) no Supremo Tribunal Federal (STF).
O plano prevê que sejam implantadas barreiras sanitárias e um cordão de isolamento territorial para proteger os indígenas não contactados até o fim de setembro.

MPF recomenda que Funai e Sesai façam barreira sanitária para proteger indígenas isolados em Rondônia

PUBLICIDADE

Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau — Foto: Juliane Souza/G1
 

Protetor dos indígenas
 
Rieli Franciscato, de 56 anos, morreu no dia 9 de setembro após ser atingido no tórax por uma flecha de bambu, de 1,5 metro, disparada pelos indígenas. Logo que foi atingido, houve uma tentativa de socorro, mas o sertanista chegou morto ao hospital.
Ele era uma das grandes referências nos trabalhos de proteção aos indígenas isolados da Amazônia. O coordenador defendia o não contato com o grupo e atuava para evitar um conflito com a população local. Também fez parte da equipe que demarcou a primeira terra exclusiva para indígenas isolados.
 

 

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .