Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA
cultura

Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos

Fonte: YAHOO NOTÍCIAS
19/02/2020 17h 24min

Notícia

Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos

Reprodução/Instagram


Morreu nesta quarta-feira, aos 83 anos, em decorrência de uma broncopneumonia, o cineasta paulistano José Mojica Marins, que ficou conhecido em todo o país pelo personagem Zé do Caixão. A informação foi confirmada pela família.

Mojica ficou conhecido como o maior cineasta de horror no Brasil, tendo produzido mais de 30 filmes do gênero. O personagem Zé do Caixão, vilão do clássico “À Meia Noite Levarei Sua Alma", de 1964, virou sinônimo do trabalho do diretor.

Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos

Foi durante um pesadelo, sonhado no início de 1963, que o inferno acenou pela primeira vez para Marins. O diretor tinha então com 27 anos, e já contabilizava dois longas-metragens em seu currículo: o faroeste “Sina de aventureiro” (1957) e o drama “Meu destino em suas mãos” (1961). No sonho, ele era arrastado para uma cova por um homem todo de preto, que tinha seu rosto.

Ao despertar assoberbado, com a imagem daquele sujeito na cabeça, ele criou um dos personagens mais famosos da história do cinema brasileiro: o coveiro Josefel Zanatas, conhecido (e temido) ao longo de seus 51 anos de existência pela alcunha de Zé do Caixão. E com ele, a produção audiovisual do Brasil abria os olhos para um dos filões mais populares da ficção: o horror, gênero no qual Mojica virou um mestre, dirigindo e atuando.

Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos

— Quando despertei do pesadelo, no comecinho de 1963, a ideia do Zé já estava definida, e então comecei a correr atrás de sobras de negativo em estúdios de São Paulo, como a Vera Cruz e a Maristela, para poder filmar uma história em que aquele homem procurava a mulher ideal para ser a mãe de seu filho — contou Mojica ao GLOBO em 2013, quando comemorou o jubileu de seu exu de unha grande, batizado em homenagem a um coveiro amigo. — O nome Josefel veio de um cara que eu conhecia e que mexia com defuntos, um agente funerário chamado Josef. Zanatas era brincadeira com Satanás.

PUBLICIDADE

No filme “À meia-noite levarei sua alma”, de 1964, a sombria criação de Mojica ganhou vida e abriu uma projeto de trilogia, cujo tema era a busca do personagem por um ventre perfeito, capaz de lhe dar um herdeiro. Zé voltaria numa sequência, de 1966, “Esta noite encarnarei no teu cadáver”.

Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos

Cada um vendeu cerca de 600 mil ingressos — isso pelas estatísticas oficiais do extinto Instituto Nacional do Cinema (INC), pois outras fontes registram 1 milhão de pagantes por cada longa. O desfecho da série, “Encarnação do demônio”, começaria a ser rodado em 1967, mas foi interrompido por problemas com a Censura. A ditadura militar voltaria a patrulhar Mojica em “Ritual dos sádicos” (1969), também chamado de “O despertar da Besta”, e “Finis hominis”, de 1971.

No caso de “Encarnação do demônio”, porém, mais do que patrulha, houve uma série de situações soturnas de bastidor.

— A Censura implicou com o projeto por anos e só me liberou na década de 1980. Mas em 1987, quando o produtor Augusto de Cervantes tentou retomar a obra, um problema pulmonar o matou antes que a fizéssemos. Logo depois, outro produtor, Ivan Novais, entrou na parada e se comprometeu a produzi-la. Ligou pra mim todo contente dizendo que iria fazer um almoço para comemorar o negócio. Morreu no dia de fechar o contrato, enquanto preparava uma peixada pra gente. Tinha alguma coisa de errado com a gente — contou Mojica em 2006, o ano em que conseguiu enfim filmar “Encarnação do Demônio”, trazendo Jece Valadão (1930-2006) em seu derradeiro trabalho.

O longa foi lançado dois anos depois, conquistando o prêmio de melhor filme no Festival de Paulínia. Sua bilheteria, contudo, foi de assombrar: apenas 25.762 pagantes. Mesmo desapontado, Mojica não desistiu de filme, orgulhoso de ter uma multidão de fãs, que se expandiu a partir de suas incursões na TV, em programas como “Além, muito além do Além” (1967-68), na Bandeirantes, “Show do outro mundo” (1981), na Record, “Cine Trash” (1996), de novo na Band, e “O Estranho Mundo do Zé do Caixão” (2008), no Canal Brasil.

Com a televisão, a fama de Mojica se disseminou pelas novas gerações, que descobriram pérolas cinematográficas dirigidas por ele como “Exorcismo negro” (1974), a obra-prima do diretor. Sua fama foi disseminada também com a ajuda do livro "Maldito!", cinebiografia de Mojica (e de seu alter ego satânico) escrita pelos jornalistas André Barcinski e Ivan Finotti.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Cultura

Outras Notícias - Cultura

As principais notícias da categoria Cultura

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .